Arquidiocese de Niterói realiza formação de assessores da IAM

O Instituto Madre Maria das Neves das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, em Saquarema (RJ), sediou nos dias 09 e 10 de junho de 2018, o Encontro de Formação de Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM). Durante estes dois dias, novos assessores designados por seus párocos conheceram esta Obra Pontifícia e assessores que já acompanham grupos de IAM em suas paróquias realizaram uma reciclagem sobre a temática.

iamni2Os assuntos abordados foram: História e o Carisma da IAM; Panorama da IAM no mundo; O que são as POM e suas obra; os Doze Passos para Implantação da IAM; Metodologia da IAM nas 4 Áreas Integradas; a Espiritualidade Missionária; o Perfil do assessor; o ELMI / ELMA e a Psicopedagogia das idades. O encontro foi assessorado pelo padre Willian César Teixeira da Silva, assessor Eclesiástico Arquidiocesano da IAM e do COMIDI, pela coordenadora do Regional Leste 1 Simone Beatriz, pela coordenadora Arquidiocesana de Niterói da IAM Sueli Azeredo, pela equipe executiva Arquidiocesana da IAM e por assessores atuantes desta Arquidiocese.

Participaram do EFAIAM, 27 novos assessores, sendo 2 assessoras da Diocese de Itaguaí (Catedral São Francisco Xavier), e 13 assessores já atuantes na IAM, representantes das Paróquias: Nossa Senhora Aparecida (Galo Branco – SG); Nossa Senhora da Conceição (Pacheco);Santo Antônio (Bacaxá ); Nossa Senhora de Fátima (Itaipuaçu); Nossa Senhora de Fátima (Venda da Cruz); Nossa Senhora de Nazaré (Saquarema); Nossa Senhora de Nazareth (Caramujo); Sagrado Coração de Jesus (Mutondo); São João Batista (São Pedro da Aldeia); Nossa Senhora do Sagrado Coração (Niterói ); São Judas Tadeu (Rocha); São Pedro de Alcântara( Alcântara ); Sant’Ana e Santa Rita ( Búzios ); São José Operário ( Jardim Catarina-SG ); São Pedro (São Pedro da Aldeia).

iamni3O encerramento do EFAIAM se deu com a Santa Missa e o Envio Missionário celebrado pelo Padre Rodrigo, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Durante o envio os novos assessores receberam a cruz consagrada da IAM juntamente com o material de apoio. Eis alguns depoimentos dos novos assessores da IAM que ilustram um pouco desta experiência: “Gostaria de agradecer por esse momento de reflexão, sobre a realidade que nossas crianças vivem! E por ter nos mostrado que podemos contribuir de alguma maneira para transformar essa realidade! Fiquei muito feliz em participar do EFAIAM Com essas pessoas tão maravilhosas e dedicadas pelo trabalho do nosso Senhor Jesus! A paz de Cristo e o Amor de Maria”, relatou a assessora.

Outras notícias