Apelo urgente para salvar 400 mil crianças

A desnutrição aguda está colocando em risco a vida de cerca de 400 mil crianças na região de Kassai, na República Democrática do Congo (RDC), e muitas delas «poderão morrer em 2018» se não receberem intervenções urgentes em saúde e nutrição, alerta o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Segundo o representante interino do UNICEF na RDC, a crise de nutrição e de insegurança alimentar surge na sequência do deslocamento de milhares de famílias que enfrentaram condições muito difíceis, fruto da violência e da redução da produção agrícola nos últimos 18 meses. Devido aos confrontos, mais de 200 centros de saúde foram destruídos, saqueados ou danificados.

A agência da ONU refere ainda que mais de 1,4 milhões de pessoas foram vítimas de violência e obrigadas a deslocar-se em Kassai. A crise gerou falta de comida num momento em que dois terços das famílias não podem cultivar nas suas terras, e um surto de sarampo deve agravar ainda mais a situação. Por outro lado, à UNICEF só chegaram 15 por cento dos fundos necessários para responder às carências nutricionais infantis em 2017.

Fonte: Fátima Missionária

Outras notícias