Alegria do anúncio da Palavra

Por Dom Adelar Baruffi*

Muitas vezes me perguntei sobre as motivações de tantos, homens, mulheres, jovens e idosos, que são missionários e missionárias e, com muita alegria, vão ao encontro das pessoas para anunciar-lhes a Palavra de Deus. O que eles têm de especial? Nos Atos dos Apóstolos vemos os discípulos de Jesus que foram tomados pelo Espírito Santo e saíram para anunciar. A abertura à ação do Espírito Santo, que fez que eles acolhessem esta “boa nova”, que lhes deu um novo sentido para a vida foi fundamental. Anunciamos, todos nós os missionários, não somente porque fizemos um curso, o que normalmente é bom, mas por uma razão muito pessoal, por tudo o que a Palavra, e aquele que ela torna presente, nos significa. Portanto, neste mundo sedento de sentido, anunciamos porque encontramos um “belo” na Palavra. Ela tem um “rosto”, Jesus Cristo, um “projeto”, o Reino de Deus, “valores”, a vida aqui e, depois, a vida eterna. É belo semear o evangelho sempre, independente das circunstâncias, em cada ambiente, a todas as pessoas e idades.

Numa oportunidade, numa visita pastoral, ao falar da importância da missão, uma senhora analfabeta levantou o braço e disse: “Eu não posso ser missionária, pois eu não sei ler”. Não, eu disse, a senhora leva sua alegria de ser cristã e acompanha outra pessoa que sabe ler. O que significa para minha vida o ser cristão? Está tudo aí. Não somos mais perfeitos e nem mais santos, mas depositários de um dom extraordinário, que não podemos reter para nós. A beleza está no dom recebido e, também, na possibilidade de transmiti-lo. Esta unção espiritual sabe preparar e preparar-se. Se expressa na alegria de ir. Encontra-se no modo de olhar, no jeito de pronunciar as palavras, no como se direciona para as pessoas, sobretudo as mais sofredoras. A postura pessoal, a motivação interior, é o mais importante. Sempre deixa a liberdade. Quem anuncia o evangelho está feliz pela própria possibilidade de anunciar. Quem anuncia renova em si a certeza do que um dia transformou sua vida!

Com isto não quero dizer que o conteúdo não seja importante. É muito importante o anúncio da verdade fundamental de nossa fé: o Crucificado-Ressuscitado, nosso Salvador, vivo em nossa vida. Sempre a evangelização contempla os três dados fundamentais: o belo, o que entusiasma; o verdadeiro, que seja razoável para a vida das pessoas e o bem, que aponta um agir coerente.

O resultado não é o mais importante. O semeador sai a semear. Crê que algumas sementes irão germinar e produzir frutos. Sabe que as resistências são muitas, especialmente no nosso tempo. Mas isto não é motivo de desânimo. Não trabalha com planejamentos e números para colher. O que move o semeador é o “crer” que aquela Palavra irá chegar na vida das pessoas e das comunidades. Ele permanece livre, pronto para ir sempre. Crê firmemente que ela tem uma potencialidade própria, pois quando Deus diz, acontece: “Faça-se a luz. E a luz se fez” (Gn 1,3). Este é o testemunho de Isaías: “Como a chuva e a neve descem dos céus e não retornam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, a fim de que ela produza sementes para o semeador e pão para os que dele se alimentam, assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca, ela não voltará para mim vazia, mas realizará toda a obra que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Is 55,10-11). Não existe paróquia ou lugar árido ou difícil. Onde existe um coração humano, é lugar do anúncio alegre, com o coração apaixonado e criativo, para que a todos chegue o amor de Deus, sua salvação e sua misericórdia.

* Bispo Diocesano de Cruz Alta (RS)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77