A verdade sim; o espetáculo não

de Guilherme Antônio Werlang *

Parece que definitivamente o Brasil, ou melhor, alguns que acham que são os salvadores da pátria, perderam completamente a noção de responsabilidade de seus atos sobre o bem maior da nação.

Quando Juízes, Polícia Federal ou Militar, Ministério Público, jornalistas e seus patrões optam pelo espetáculo, mais que pela verdade e pelo trabalho silencioso; quando a exposição ao público com cobertura ao vivo e a cores se torna mais importante pelo espetáculo midiático, que a investigação, julgamento e punição com o devido ressarcimento dos prejuízos ao povo e nação defraudados, certamente se perdeu o rumo certo de passar o país a limpo.

6f80931e-a-operacao-lava-jato-e-o-dilema-do-processo-penalQuanto me consta a discrição sempre foi a característica maior dos excelentes magistrados e policiais, fiscais, promotores e investigadores. Quando a discrição é trocada pela exposição midiática, tornam-se atores e perdem completamente o foco e a finalidade do exercício de sua função de servidores públicos.

Quando um filho seu erra e erra muito feio, você como bom pai/mãe ou seja guarda de seu filho e responsável maior por sua conduta o adverte, corrige e pune com o rigor necessário, mas evita expô-lo ao público.

A punição exemplar não se faz pela exposição, mas pelos meios previstos na lei.

Quando os responsáveis por uma família, por uma associação, igreja ou organização social são os principais a fazerem questão de denegrirem a imagem dos seus, é evidente que também serão os principais responsáveis pela destruição completa de quem representam.

Sou totalmente a favor de todo o trabalho sério e profundo de toda a investigação, julgamento e punição de toda a corrupção que é endêmica no Brasil que vem roubando e prejudicando há décadas nossa nação, mas sou totalmente contra o método de espetacularização que se adotou. Policial Federal, Juiz, Promotor, Investigador, não é ator de televisão e nem âncora de jornalismo e não é pago em muitos mil reais e ponha muitos mil nisso, para transformar os corruptos em troféus de seus trabalhos e de suas conquistas.

Quando os maus brasileiros ocupam mais espaço na mídia que os bons, certamente estamos invertendo a ordem de importância de quem verdadeiramente merece aparecer na mídia por construir esta nação.

A imprensa brasileira está a serviço de quem e de que interesses. Será este o Brasil de verdade. Será que é esta porcentagem de brasileiros que deve passar a marca de quem somos? Um povo sofrido, com problemas sim, mas também alegre, trabalhador e em sua maioria honestos e bons?

O trabalho dos policiais, juízes, promotores, investigadores é pago em dinheiro vivo e não com bilhete de entrada em circo.

O Brasil não é um circo e merece mais respeito.

Concordo e vejo como único caminho de solução definitiva de nosso gravíssimos problemas nacionais pelo aprofundamento de toda a investigação, aprisionamento, julgamento e condenação com o devido ressarcimento dos danos causados de políticos, empresários, ou qualquer cidadão e cidadã que tenha praticado crimes ou ilícitos contra nossa nação, mas devo deixar claro que o caminho escolhido está mais prejudicando que ajudando o bem estar e o progresso do país.

Expor a imagem pública do Brasil como se aqui todos fossem corruptos, como se não houvessem empresas sérias e honestas, como se todos os políticos fossem corruptos, como se todos os produtos exportados fossem falsificados e sem qualidade é querer destruir o país e abrir as portas do entreguismo para que o capital estrangeiro, como se fosse melhor e sério, roube nossos empregos, nossas tecnologias, nosso capital e comande nosso rumo, nosso governo e nosso destino. O caminho escolhido é baixar nossa auto estima a tal ponto que pacificamente aceitemos o colonialismo e o império do primeiro mundo e vejamos nos estrangeiros a solução de nossos males.

A quem interessa transformar a infeliz e odiosa corrupção em espetáculo midiático para os quatro cantos do mundo?

Quem será que está financiando toda a investigação?

Qual será a origem do sistema de inteligência investigativa que está em curso?

A quem interessa enfraquecer as empresas nacionais que competem mundialmente com outros gigantes do mesmo setor e mercado?

A quem interessa manter o Brasil subjugado e não competitivo?

Quem vai recuperar a grande imagem do país diante do próprio povo brasileiro e diante do mundo?

A quem interessa mostrar um país que leva a marca de identidade como sendo um povo, uma nação de corruptos?

A VERDADE SIM! A PUNIÇÃO SÉRIA SIM! O ESPETÁCULO NÃO!

* Dom Guilherme Antônio Werlang é bispo da diocese de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77