A Semana Santa, um grande retiro espiritual

Por Dom Pedro Brito Guimarães*

“Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, credes também em mim” (Jo 14,1).

É consenso entre nós, cristãos, que a Igreja nasceu da Páscoa de Cristo. Na cruz Jesus inclinou sua cabeça, entregou o seu espírito e na manhã da Páscoa ressurgiu vivo e vencedor da morte. Por isto a Páscoa é o centro da vida cristã. E a Semana Santa é o grande Retiro Espiritual para o povo de Deus. Embora na literatura teológico-litúrgica não exista esta expressão, na prática, ultimamente é largamente utilizada: “o feriadão de páscoa”: tempo de descanso, de passeio, de curtir, de turismo… Parece com um ditado italiano “o Natal com os seus e a Páscoa com quem quiser”. Este ano, ao que parece, a Páscoa será celebrada, em casa, com os seus e não aonde quiser e com quem quiser.

Do Domingo de Ramos ao Domingo da Páscoa há a oportunidade de se viver dos grandes retiros: o primeiro, de Domingo de Ramos à Quinta-feira Santa, complementamos o Retiro Quaresmal; e o segundo, da Quinta-feira Santa ao Domingo da Páscoa, iniciamos o Retiro Pascal.

A seguir, proponho um breve guia litúrgico-espiritual para viver a Semana Santa, em casa, para quem certamente, não poderá ir à Igreja:

1. Comece lendo, ruminando, saboreando, até à jubilação, este poema de São João Crisóstomo, como o Cartão de Páscoa, deste ano de 2021: “Venha gozar do encanto desta festa quem tem piedade e quem ama o Senhor. Entre alegre na alegria do seu Mestre quem é servidor fiel! Quem suportou o peso do jejum: venha agora pegar o seu pagamento! Quem trabalhou desde a primeira hora, receba hoje o justo salário! Quem chegou na terceira hora: celebre a festa na ação de graças! Quem chegou somente após a sexta hora: não tenha medo, pois, não será prejudicado! Se alguém se atrasou até a sexta hora: aproxime-se sem hesitar! O operário da undécima hora não sofrerá por seu atraso! (…) Entrem todos na alegria de nosso Senhor! Vocês que são os primeiros e vocês que chegaram por último: venham receber o salário! Vocês que jejuaram e vocês que não jejuaram. O novilho gordo está servido: que ninguém saia com fome! Alegrem-se todos com o banquete da fé!”

2. Adote como lema da sua Semana Santa o que Jesus disse aos seus discípulos, quando, em oração, no Getsêmani: “vigiai e orai para não cairdes em tentação” (Mt 26,41). As tentações serão muitas. A carne é fraca, mas sempre se vence pela Páscoa da Ressureição.

3. Comece o seu retiro vivendo o Domingo de Ramos, como a porta de entrada da Semana Santa. Ele é carregado de sentidos e de significados e rico de simbolismos populares, que estão nas mentes e nos corações de muitos católicos: a procissão, o jumentinho, os lenços, os ramos e o gritos de hosana. E todos os outros dias da Semana Santa são também cheios desses simbolismos populares: a toalha, a bacia, o lava-pés, o pão, o vinho, a eucaristia e a adoração, o sangue, a cruz, o beijo e a adoração, o fogo, o círio, a água, as promessas batismais e cantos de exultação, de glória e de aleluia. Muitos destes símbolos poderiam estar presentes, em vários momentos e em várias partes da casa, enfeitando e simbolizando cada dia da Semana Santa.

4. Relembre, revisite, retome e ressignifique as rezas, as orações, os benditos, os cantos, os ritos, as devoções, as comidas, os costumes e as manifestações populares da sua infância, da sua família e da sua comunidade.

5. Adote, em toda a Semana Santa, um clima de silêncio, de escuta, de oração e de súplicas pelo fim da pandemia.

6. Mantenha ao alcance das mãos, dos olhos e do coração os textos das Liturgias da Palavra, para cada dia da Semana Santa.

7. Escolher um horário, um lugar e uma posição do corpo que melhor facilite a sua respiração e a sua concentração, e seja fiel a estas suas escolhas.

8. Associe as cruzes, as dores, os sofrimentos e a morte de Jesus às cruzes, às dores, aos sofrimentos e às mortes de muitos de nossos irmãos e irmãs, neste tempo de pandemia. A paixão de Cristo está disseminada na paixão do mundo.

9. Pratique gestos de solidariedade e de fraternidade para com alguém que você conhece e que, certamente, está mais sofrido, mais carente e mais necessitado do que você. A coleta da Sexta-feira Santa, para os cristãos da Terra Santa, é uma das propostas que faço.

10. Não deixe de participar, por nenhum motivo, mesmo que não seja presencial, das celebrações da Semana Santa.

11. Plante, regue, pode, cuide e colha algo ligado à natureza, a nossa casa comum, a fim de transformar a sua Semana Santa ecológica, numa Laudato Si, numa Querida Amazônia e numa Fratelli Tutti.

12. E, por fim, contemple e celebre, como Maria Madalena e as outras mulheres, João, Pedro e os outros apóstolos, o Dia da Ressurreição de Jesus. Não chegar à Páscoa é parar no meio do caminho cristão e não chegar ao seu final. A Páscoa é a Festa da Vida e não da morte. Com este espírito, vamos celebrá-la.

* Arcebispo de Palmas (TO)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77