“A liderança da mulher no projeto Igrejas Irmãs” é o tema da quarta live da série “Mulheres na missão”

A quarta edição da série “Mulheres na Missão” vai debater, na próxima terça-feira, 8 de junho, a temática: ‘A Liderança da Mulher no projeto Igrejas Irmãs’. A live, organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será às 15h, no canal do YouTube da CNBB.

Na conversa deste mês, a assessora da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, irmã Sandra Regina Amado, vai receber a mestra e doutoranda em Teologia Pastoral da PUC Paraná, irmã Dirce Gomes da Silva e a jornalista do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) e co-corrdenadora do COMIRE Sul 3, Victória Holzbach.

De acordo com irmã Sandra Amado, a ideia nesta quarta live é enfatizar a diferença que a mulher faz na missão também no projeto Igreja Irmãs.

“Muitas vezes quando se falam em projeto Igrejas Irmãs, visualizamos o intercâmbio sendo realizado com o envio de presbíteros para a Igreja Irmã. No entanto, as qualidades da ternura, amor pela missão e resiliência que a mulher traz para os projetos fazem a diferença na missão. Esses elementos próprios contribuem para a atualização, concretização harmoniosa do cotidiano da ação missionária da Igreja nos projetos Igrejas Irmãs. Por isso, a importância da presença da mulher também nesse âmbito de ação missionária. Enfim, a mulher é guardiã da vida e vela pela missão da Igreja em saída como nos pede o Papa Francisco e o magistério Latino americano. Assim, a contribuição da mulher leiga ou consagrada é valiosa e deve ser reconhecida também nos projetos Igreja Irmãs”, destaca a assessora da comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

O projeto Igrejas Irmãs foi criado pela CNBB, em fevereiro de 1972 forma e envia missionários e missionárias religiosos ou leigos para evangelizar e cuidar da saúde da população que vive nas mais longínquas comunidades brasileiras e também em países como Guiné-Bissau, Haiti e Moçambique.

Série Mulheres na Missão

A série “Mulheres na Missão” é uma organização da Comissão que tem a motivação de provocar a reflexão sobre a animação, e a coordenação de projetos e atividades missionárias no Brasil a partir do olhar feminino.

A terceira live desta série “Mulheres na Missão”, foi realizada excepcionalmente no dia 10 de maio, e teve como tema: ‘A liderança da mulher nas comunidades eclesiais missionárias’. O bate papo contou com a presença da presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Sônia Gomes de Oliveira e a coordenadora do COMIRE do Regional Oeste 1 da CNBB (Mato Grosso do Sul), Janete Maria Schnorr Favero.

A segunda edição da live ocorreu no dia 8 de abril e teve como tema ‘A mulher no magistério do Papa Francisco’. Irmã Sandra Regina Amado conversou com a antropóloga, professora de Teologia e doutoranda em Filosofia, Moema Miranda, que também integra a Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração da CNBB e a irmã Elisabeth Miguel, coordenadora do Conselho Missionário do Regional do Sul 1.

A primeira edição realizada no Dia Internacional da Mulher – 8 de março, teve com o tema: ‘Retrato atual: presença feminina na missão eclesial’. A convidada foi a presidente da Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Ribeiro. A religiosa havia sido recém nomeada pelo papa Francisco para ser consultora da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA) da Cúria Romana.

As lives desta série acontecerão ao longo do ano, sempre no dia 8 de cada mês (quando cair no final de semana acontecerá no próximo dia útil), às 15h, no canal do Youtube da CNBB. A última edição será no dia 8 de dezembro, no dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Esta série, segundo a assessora da comissão, Irmã Sandra, concretiza a proposta de vivência da missão prevista no Programa Missionário Nacional (PMN) em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). Editado pelas Edições CNBB, o PMN é um documento importante para o aprofundamento da vivência e da ação missionária na Igreja do Brasil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados