A importância da formação missionária na diversidade e pluralidade de trabalhos missionários nas regiões remotas do Brasil

Neste tempo em que o mundo vivencia a pandemia da covid-19 muitas Congregações e Institutos Religiosos membros da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), em parceria com outros Organismos Missionários como a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as Pontifícias Obras Missionárias e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), têm tido um papel fundamental nos inúmeros trabalhos missionários desenvolvidos nas regiões mais remotas do país.

Na Amazônia, por exemplo, uma paróquia em Tonantins, Alto Solimões (AM), vivenciou o trabalho missionário de escuta, acolhida e atendimento de saúde a ribeirinhos. Durante três meses, três religiosas trabalharam na área da saúde como voluntárias no projeto da CRB “comunidade voluntárias pela vida”, desenvolvendo a missão de cuidado com a vida.

Atualmente, comunidades dos municípios de Baliza (GO), que fica na divisa de Goiás com o Mato Grosso, região da diocese São Luís de Montes Belos, missionárias religiosas atuam no Assentamento Bandeirantes; em São Félix do Araguaia (MT), outras atuam com os povos Indígenas Xavantes e em Oiapoque (AP), ainda outros religiosos dão apoio à rede Itinerante interinstitucional de Manaus (AM), também são vários locais onde há a grande necessidade de missionários que promovam a evangelização, a solidariedade e fortaleçam a luta por vida digna.

Essas iniciativas missionárias são fruto de uma consciência missionária e eclesial crescente e que o Programa Missionário Nacional (PMN), em sintonia com as Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023) da CNBB busca sempre mais aprofundar. Assim, o PMN tem se tornando uma ponte de integração entre a missão e o missionário, principalmente no que tange à formação dos voluntários, para que sejam mais capacitados e experientes e cultivem carismas missionários específicos.

De acordo com a assessora executiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Maria de Fátima Kapp, o Programa Missionário Nacional na Igreja do Brasil é importante para vincular e, tecer linhas de ação conjunta, visto que existe uma grande diversidade e pluralidade de trabalhos missionários.

“O PMN tenciona favorecer a unidade e comunhão no serviço missionário da Igreja. Mas, sobretudo, o programa procura favorecer e fortalecer a consciência da missionariedade de cada batizado, como também ampliar a visão do conceito de missão e de ser missionário”, destaca.

A missão é um dos quatro pilares das DGAE. Segundo o documento, a exemplo do que pede o papa Francisco, o sentido da comunidade se realiza quando ela sai em missão e vai ao encontro das periferias existenciais e é bem isso que os missionários têm feito em muitos lugares. Segundo a comissão, o apoio do PMN na formação desses missionários faz toda a diferença para que o trabalho missionário siga fios condutores comuns e faça crescer a comunhão missionária.

Irmã Maria de Fátima Kapp, ressalta que as ações concretas na vida das comunidades são fundamentais, no que se refere à formação missionária. Segundo ela, a vivência dos valores humanos, cristãos, missionários e a sua consciência são forjados a partir da experiência e da vivência concreta e que a teoria, o estudo, as reflexões ajudam, favorecem, iluminam, mas as ações levam à encarnação na vida tais valores.

“Em relação aos temas e encontros, cursos formativos, somos impelidos a nos desafiar; a ir além, provocar momentos de atuação missionária, como: partilha de vida, celebrações missionárias, gestos de solidariedade, diálogos sobre a missão, testemunhos de missionários, campanhas em prol dos pobres e das atividades Ad Gentes. Igualmente, envolver no planejamento pastoral esses momentos formativos e vivenciais missionários”, explica a religiosa.

Para o bispo de Cametá (PA) e referencial do COMIRE no Regional Norte 2 da CNBB, dom José Altevir da Silva, ser missionário é aquele que escuta, acolhe, vivencia as palavras do Evangelho, e através de seu batismo, procura testemunhar Jesus Cristo, até mesmo sem o anúncio explícito. Segundo ele, da Missão faz parte o “Ide”, que Jesus disse aos seus discípulos.

“Por isso, ser missionário é estar disposto a sair, lançar-se em lugares nunca vistos, abrindo caminhos novos para atingir o coração da humanidade, espaço privilegiado da missão. Missionário é também aquele que fica e converte o espaço onde se encontra num centro irradiador da missão, trazendo presente as dores do mundo, desenvolvendo sentimentos de compaixão e indo ao encontro dos que mais necessitam. Todos os cristãos são chamados a ser missionários, pois esta é a natureza da Igreja”, reforça o bispo.

Mês missionário 2020

Durante todo o mês de outubro, a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e outros organismos membros do COMINA – Conselho Missionário Nacional, realiza a Campanha Missionária 2020 que este ano traz como tema: “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

Até o fim do mês, diversas atividades serão realizadas semanalmente Todas as quartas-feiras, às 15h30, tem o Terço Missionário nas emissoras de rádio e TV católicos e todas as quintas-feiras, tem live da comissão em parceria com a Edições CNBB, às 15h, no canal do Youtube das Edições CNBB. Os dois eventos são retransmitidos nos canais da conferência e das POM.

Nesta quarta-feira, 7 de outubro, tem o primeiro Terço Missionário, às 15h30, que vai rezar pela intenção: “A Igreja presente em cada continente” e vai ser conduzido pelos integrantes da Infância e Adolescência Missionária.

Já na quinta-feira, 8 de outubro, às 15h, a segunda live missionária que tem como tema: “Campanha Missionária 2020 e PMN – Prioridade Formação Missionária” vai terá como convidados a assessora executiva da CRB, Irmã Maria de Fátima Kapp e o bispo de Cametá (PA) e referencial do COMIRE no Regional Norte 2 da CNBB, dom José Altevir da Silva.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77