A Igreja é missão através da sinodalidade

O 4º Congresso Missionário de Seminaristas (4COMINSE) encerrou a rodada de conferências, nesta sexta-feira (15), discutindo o tema da missão e a sinodalidade. O tema foi exposto pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira.

O bispo explicou que a sinodalidade e missão são temas inseparáveis. A sinodalidade representa o modo de funcionar da própria Igreja, um caminho que tem como objetivo facilitar a escuta dos seus sujeitos, condição fundamental para que a Igreja realize sua missão no mundo.

O Papa Francisco dá uma atenção especial a esta temática desde o início de seu pontificado, convidando a Igreja a uma atitude de escuta humilde para colocar-se sempre a serviço, constituindo uma comunidade de iguais, uma Igreja participativa e corresponsável.

Durante a exposição do painel temático, o reitor do Seminário Arquidiocesano da Paraíba, Pe. Luz Carlos Machado destacou algumas expressões de sinodalidade que podemos encontrar nas casas formativas. O Padre defendeu que os seminaristas não devem ser meros receptores de conteúdo, mas protagonistas da própria formação, sendo ouvidos, avaliando-se mutuamente e reconhecidos na especificidade de seu estado, que é o serviço ao povo de Deus. Tais atitudes devem ser valorizadas, para incentivar os seminaristas a gerar protagonismos nas comunidades onde exercerem o ministério presbiteral.

Experiências missionárias
Após a conferência, os seminaristas puderam partilhar experiências missionárias que viveram ao longo de sua formação no Seminário. Aleisson Rodrigues Amaral, seminarista da Diocese de Araçuaí/MG contou que a ação missionária realizada na cidade de Minas Novas representou uma grande oportunidade de crescimento pessoal. A convivência mais próxima com o povo de Deus e até mesmo com os próprios colegas seminaristas constituiu uma experiência de fraternidade enriquecedora.

Já o seminarista Carlos Daniel trouxe para o Congresso a experiência missionária da sua Diocese de origem, Santa Luzia de Mossoró/RN, que com o apoio e incentivo do bispo, D. Mariano Manzana, promove uma ação missionária todos os meses, escolhendo uma paróquia para receber a visita dos missionários, acompanhados pelo bispo. Anualmente, a diocese também promove a Ciranda Missionária, quando reúne os fiéis para um momento festivo e de formação, buscando, dessa forma, ser uma Igreja em estado permanente de missão.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77