IAM vai celebrar 180 anos com peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Como parte das celebrações dos 180 anos de história da Infância e Adolescência Missionária (IAM), a secretaria nacional está articulando, com os grupos espalhados por todo o Brasil, uma peregrinação para o Santuário Nacional de Aparecida (SP). No dia 30 de setembro, às 9h, será realizada uma missa especial no santuário, recebendo as crianças, adolescentes e assessores da IAM.

A secretaria nacional lembra que os grupos são os responsáveis por articular a peregrinação até Aparecida. A participação neste evento acontece de forma espontânea, a partir da realidade e da forma de organização de cada grupo. Para aqueles que não puderem estar presentes, haverá uma transmissão da missa através da TV Aparecida.

Ao longo deste ano, após a XI Jornada Nacional da IAM, no mês de maio, os grupos são convidados a viver os encontros de celebração dos 180 anos da Obra. Para isso, todas as dioceses receberam uma vela celebrativa, símbolo escolhido para ser sinal que faça memória desta história construída junto às crianças e adolescentes que vivem a missão.

Acompanhe o cronograma de atividades que nos levam em peregrinação até Aparecida:

Abril
Aquecimento dos grupos, preparação, divulgação, falar sobre a peregrinação com os grupos, nas (arqui)dioceses, formar equipes de serviço, produzir os materiais de apoio envolvendo as crianças e adolescentes (Bíblia, símbolos da IAM, da missão, baú, cruz), ensaio de cantos, dramatizações e coreografias, de acordo com a realidade de cada grupo, providenciar água benta para alguns momentos.

Maio a setembro
Realização de encontros celebrativos com os grupos da IAM. Para isso, está disponível um roteiro com 5 encontros para serem realizados nas casas dos participantes da IAM. Após o encerramento em cada Paróquia, esta deverá entregar a vela para outra paróquia, de forma celebrativa. O encerramento se dará em nível nacional na Peregrinação da IAM ao Santuário Nacional de Aparecida (SP), no dia 30 de setembro de 2023.

Setembro (dia 30)
Santuário Nacional de Aparecida (SP) – 9h – Celebração dos 180 anos da IAM

Acesse o roteiro celebrativo da Peregrinação da IAM (Livreto)

Acesse o roteiro celebrativo da Peregrinação da IAM (A4)

 

Outras notícias