A Eucaristia é Jesus

Por Dom Pedro Brito Guimarães*

Um dia desse, num encontro com catequizandos, uma criança me parou e me perguntou: “por que a eucaristia é tão importante? “Importante” talvez não seja a palavra mais adequada para definir a eucaristia. Mas pergunta de criança precisa sempre ser considerada, afinal, “o perfeito louvor é dado pelos lábios dos pequeninos” (Sl 8,3). O que então lhe respondi? – “A eucaristia é Jesus. A eucaristia é importante porque Jesus é importante. A eucaristia nasce de uma pessoa: Jesus; nasce de um corpo doado e de um sangue derramado: o corpo e o sangue de Jesus; nasce de um apostolado e de uma missão: o apostolado e a missão de Jesus. Por isto, para entender a eucaristia é preciso entender quem é Jesus Cristo. A eucaristia é Jesus, sua pessoa, sua vida, sua missão, seu corpo e seu sangue, doado e derramado por nós. A eucaristia é “cristofania”: é e fala de Cristo. O lugar, portanto, da eucaristia é na cristologia. Na sacramentária, a eucaristia é o único sacramento que teologicamente pode ser definido assim. De fato, foi Jesus mesmo que assim se autodefiniu: “Eu sou o pão da vida” (Jo 6,51). “Isto é meu corpo; isto é meu sangue” (Mc 14,22-23). E para concretizar ainda mais o realismo desta sua autodefinição, Paulo pergunta: “o cálice da bênção, que bebemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é a comunhão do Corpo de Cristo?”

A eucaristia é “o mistério da fé”, “o tão sublime sacramento”, e o “sacramento de piedade, sinal de unidade e vínculo de caridade” (Santo Agostinho). “Crer em Cristo significa querer a unidade; e querer a unidade significa querer a Igreja; e querer a Igreja significa querer a comunhão da graça que corresponde ao desígnio do Pai, desde toda a eternidade” (Dom José Luis Lacunza, bispo de David, Panamá). Por isto, não se deve dizer, como comumente se diz, na piedade popular: “graças e louvores se deem a todo momento, ao Santíssimo e ‘digníssimo’ Sacramento”. Embora Jesus seja digno de honra e de louvor, neste caso, não se trata da sua dignidade, mas da sua divindade. Ele é divino, mais ainda Diviníssimo. O correto então é dizer: “ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento”.

Faço meu o testamento eucarístico de Don Tonino Bello: “quando a igreja me pedir qualquer coisa, espero não ter nada para lhe dar, além disto: nem dinheiro nem prestígio e nem poder. Somente água, vinho e pão. Esta é a triologia de uma existência reduzida ao essencial”. E faço também meu o testamento eucarístico de São João Paulo II, o papa da missão e da eucaristia: “pude celebrar a santa missa em capelas situadas em caminhos de montanhas, nas margens dos lagos, à beira do mar; celebrei-a em altares construídos nos estádios, nas praças das cidades (…) Este cenário tão variado das minhas celebrações eucarísticas faz-me experimentar intensamente o seu caráter universal e, por assim dizer, cósmico. Sim, cósmico! Porque mesmo quando tem lugar no pequeno altar duma igreja de aldeia, a eucaristia é sempre celebrada, de certo modo, sobre o altar do mundo. Une o céu e a terra. Abraça e impregna toda a criação. Assim, Ele, o sumo e eterno Sacerdote, entrando com o sangue da sua cruz no santuário eterno, devolve ao Criador e Pai toda criação redimida (…) Verdadeiramente este é o mysterium fidei que se realiza na eucaristia: o mundo saído das mãos de Deus criador volta a Ele por Cristo”. Por fim, que na Festa de Corpus Christi, por meio de uma vida reduzida ao essencial, possamos dizer o que disseram os mártires de Abitene: “sem eucaristia não podemos viver”.

* Arcebispo de Palmas

Foto: Missão RS em Moçambique

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77