A conversão pastoral e a reforma eclesial

O pontificado do papa Francisco está trazendo reviravoltas na Igreja e para ela. O mesmo sempre falou de uma conversão do papado, que por sinal já fora lembrado por João Paulo II. Contudo, está claro para Francisco que essa conversão não é só do papado. Ela é eclesial, é permanente e envolve a todos. Por mais que existam correntes ideológicas e eclesiológicas confusas tentando puxar a Igreja para a polarização, o princípio da continuidade é o que vigora e fortalece o dinamismo da Igreja na História. O seu princípio é Único e Universal: Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre (Hb 13,8). Por estar no tempo e no espaço, ela precisa estar semper reformanda, ou seja, sempre se reformando, adaptando-se às novidades e redescobertas da cultura e do desenvolvimento.

1879404_ArticoloO ponto de referencia para refletirmos sobre a reforma eclesial, sobre a qual se fala na era Francisco está no capítulo I da carta programática “A Alegria do Evangelho”. O termo usado propriamente é: “A transformação missionária da Igreja”. Há várias declinações que o capitulo trás para que possamos fazer uma interpretação coerente da perspectiva e do intuito de Francisco. O Pontífice do fim do mundo sabe o que quer para a Igreja. Ele quer uma Igreja que assume o primado da missão. Estejamos muito atentos a este capítulo. Falando aos jesuítas, em ocasião da eleição do novo geral da Companhia, o mesmo esclareceu que a Evangelium Nutiandi e o Documento de Aparecida são as molas mestras da proposta que está contida na sua Exortação Apostólica. Na última entrevista concedida ao jornal espanhol, El País (21/01/17), ele reiterou mais uma vez que a reforma eclesial tem como fundamento o Evangelho. Mostra que, quem sempre compreendeu esta mensagem foram os santos. Francisco tem consciência de que o maior desafio que a Igreja teve e continuará a ter é a vivência do Evangelho. O que está em questão é a identidade cristã, que é vida, testemunho, conversão permanente e ação missionária.

Alguns autores, que traduzem de forma pelagiana as orientações pastorais do papa argentino e jesuíta, como também quem não está querendo recepcionar as mudanças pedidas, que são exigentes, porque têm no Evangelho a sua base, estão mais atentos ao secundário do que ao essencial das inovações. Pensam mais nas reformas estruturais e doutrinais do que na conversão pessoal. Na sua mensagem para a Cúria Romana de 2016, o bispo de Roma mais uma vez lembrou que para haver reformas estruturais, deve haver a conversão pessoal de todos os que compõem os trabalhos da Cúria. A conversão pessoal é a condição sem a qual não poderá ter reforma eclesial e pastoral. O mundanismo espiritual e ideológico obscureceu este caminho que a Igreja nunca pode deixar de fazer. Nós temos que confiar na força do Evangelho. Não existe bipolaridade ou contradição entre conversão pessoal e reforma eclesial. Uma coisa implica na outra: Conversão Pessoal↔Reforma Eclesial. Quem assume uma, sem estar atento a outra, pode cair no DSC04019espiritualismo desencarnado ou numa dialética da negação do outro, que trai o sentido do Evangelho, que sempre convida a conversão e ao seguimento do Senhor. A visão da negação do outro esteve presente em algumas correntes teológicas do pós-Concílio. A proposta conciliar é dialógica. Percebe e aceita os sinais da verdade presente no outro, a sua liberdade e dignidade, sem relativizar a própria verdade contida na Divina Revelação. A dinâmica do Evangelho é a do reconhecimento e do encontro que gera comunhão, nas diferenças. Por isso que, a misericórdia surge como a forma eclesial deste pontificado, mesmo tendo sido bem chamada em causa pelos pontificados antecedentes. É a misericórdia de Deus o ponto de partida e o fundamento da doutrina, assim pensa Stella Mora (Cf. Dio non si stanca. La misericórdia come forma ecclesiale) e bem colocada no conjunto da (Cf. Misericordiae Vultus). Não há contraposição, nem negação, mas uma mudança de estilo e modo de falar e testemunhar a mesma verdade do Evangelho. É a mesma Igreja de Jesus Cristo. A mesma fé dos Apóstolos.

Por isso, estejamos bem atentos e preocupados em fazer esse caminho de sinodalidade, que, penso eu, exige de cada um essa capacidade de inteligir e discernir o que o Espírito nos pede, como Igreja, nos tempos hodiernos. Não deixemos que categorias de pensamentos e interesses externos à missão da Igreja, dificultem o que precisa ser feito para que a ação missionária e pastoral deixe de avançar. A reforma eclesial não pode nos amedrontar. O que pode nos intimidar é a nossa falta de coragem de convertermo-nos e honestidade de fazer o que precisa ser realizado para que a Igreja possa realmente ser o Sacramento Universal de Salvação, para todos. Assim o seja!

Pe. Matias Soares, do clero da arquidiocese de Natal (RN).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77