A água nossa de cada dia

por Ivo Poletto *

Mesmo com a bênção das chuvas que têm caído desde novembro, a população de Brasília continua enfrentando racionamento de água. Segundo o governo, isso é necessário para que a crise não se agrave no longo período em que não chove no Cerrado. Por outro lado, mesmo a população da região metropolitana de São Paulo corre o risco de enfrentar nova falta de água. Os governos garantem que não, mas estudiosos e movimentos de luta pela água afirmam que o nível dos reservatórios ainda não garante nada.

Estamos falando de duas cidades grandes, em que a eventual falta de água provocará tragédias, já que ninguém vive sem água. Mas a população da pequena Correntina, na região do Cerrado baiano, perdeu a paciência e decidiu agir por conta para impedir que algumas empresas de agronegócio matassem o rio que abastece a cidade. Isso indica que nivel_agua_ok222não se pode brincar com as políticas públicas e com as práticas empresariais em relação à água. Ou os responsáveis pela política levam a sério as situações concretas de ameaças de falta de água, identificando e enfrentando as causas delas, ou a população se sentirá no direito e na necessidade urgente de agir por conta própria.

Logo mais, serão realizados em Brasília dois fóruns mundiais sobre a água. Um deles, que pretende ser, mas não é oficial de nada e de ninguém, é organizado pelas grandes empresas mundiais que comandaram e estão decididas a continuar lutando pela privatização da água. O outro, organizado por movimentos sociais, é denominado Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), e dele farão parte forças sociais que defendem a água como bem comum e direito de todos os seres vivos e da Terra. É preciso evitar e até impedir que a água seja entregue a empresas apaixonadas por lucros, riqueza e poder. Elas reduzirão a água a mercadoria, e só terão acesso a ela os que tiverem dinheiro.

Os povos indígenas e tradicionais, junto com movimentos sociais, desejam que o FAMA ajude a lutar por políticas que favoreçam o cuidado com as florestas como geradoras de água, e de todos os mananciais de água como espaços sagrados, fontes de vida. E é por isso e para isso que, junto com a mobilização em Brasília, nos dias 17 a 22 de março, o FAMA está promovendo mobilizações em todas as regiões, estados, localidades, enfrentando as ameaças e agressões e reforçando o cuidado da água em cada localidade.

* Ivo Poletto, Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS): www.fmclimaticas.org.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77