6º Simpósio de Missiologia faz memória dos dez anos de Aparecida

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM), as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Rede Ecumênica Latino Americana de Missiólogos e Missiólogas (Relami), promovem, nos dias 20 a 24 de fevereiro de 2017, o 6º Simpósio de Missiologia. O evento fará memória dos dez anos do Documento de Aparecida.

Com o tema “(Des)compassos de uma Igreja em saída. Dez anos de Aparecida à luz de uma Igreja sinodal e martirial”, o Simpósio deverá reunir em Brasília (DF), agentes de pastoral, estudantes, teólogos, missiólogos, pesquisadores, representantes de instituições missionárias, de todo o Brasil.

As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas por meio do site www.ccm.org.br. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição, incluindo a hospedagem, é de R$ 700,00.

Padre Estêvão Raschietti, secretário do CCM, explica os objetivos do Simpósio. “Aparecida (2007), convidava colocar a missão no centro de suas atividades pastorais. A grande preocupação de Aparecida foi a transformação de todos os batizados em discípulos missionários no meio de nós e nos confins do mundo. Depois de dez anos, aonde chegamos? Quais foram as ressonâncias, os avanços, as resistências, as metas atingidas, os cenários que surgiram? Quais são os desafios, as perspectivas, as possíveis pautas que nos esperam?” Estas são as principais questões a serem aprofundadas.

Além de incentivar o debate missiológico e fortalecer a Rede de missiólogos e missiólogas, a reflexão servirá para preparar o 4º Congresso Missionário Nacional a ser realizado nos dias 7 a 10 de setembro de 2017, em Recife (PE), com o tema: “Brasil em Missão: a alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”.

Este Congresso nacional, por sua vez, deverá contribuir na preparação do Brasil para o 5º Congresso Americano Missionário (CAM 5), marcado para o mês de julho de 2018, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com o tema: “América em missão: o Evangelho é alegria”.

Serviço: 6º Simpósio de Missiologia.

Local: Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília (DF).

Data: de 20 a 24 de fevereiro 2017.

Público: agentes de pastoral, docentes de missiologia, mestres, doutores, especialistas, pós-graduandos, membros e representantes de instituições, comunidades e organismos missionários.

Inscrições: por meio do site: www.ccm.org.br

A taxa, incluindo formação e hospedagem, é de R$ 700,00. Vagas limitadas.

Mais informações: Tel.: (61) 3274.3009. E-mail: [email protected]

O que é a Relami?
Criada em 2013, a Relami é uma livre Associação de especialistas com a finalidade de desenvolver intercâmbio acadêmico, aprofundamento temático e a articulação entre seus membros, oferecendo um serviço qualificado às igrejas na América Latina, no âmbito da reflexão, pesquisa, formação e a ação missionária.

Outras notícias