50 anos de Santarém: “Um texto simples, mas prático para a evangelização”

Dom Walmor Oliveira de Azevedo: “Santarém foi um momento importante para toda a Igreja brasileira e celebrar seu Jubileu de Ouro contribui para reacender ainda mais forte em todos nós o compromisso assumido por nossa Igreja há 50 anos”.

O Encontro de Santarém, ocorrido 50 anos atrás no mesmo local onde de 6 a 9 de junho é realizado o IV Encontro da Igreja na Amazônia Legal “é expressão de gratidão a Deus por ter encorajado tantos irmãos leigos e leigas, religiosos, religiosas, padres, bispos, a adentrarem nas diversidades desta Amazônia com a missão de anunciar e testemunhar Nosso Senhor Jesus Cristo e sua obra missionária”, segundo Dom Irineu Roman. As palavras do Arcebispo foram referendadas pelo prefeito local, que ressaltou o legado da Igreja católica no município de Santarém.

Um encontro que deu início a uma caminhada que hoje continua, aspecto destacado por Dom Mário Antônio da Silva, Arcebispo de Cuiabá, que chamou a continuar sendo como Igreja “encarnação na realidade e evangelização libertadora”, em uma caminhada em rede, atitude presente na caminhada da REPAM. O vice-presidente da CNBB chamou a “prosseguir unidos na defesa da vida humana e toda a Criação”, e junto com isso a “proclamar ao mundo a Boa Nova da ecologia integral”, que definiu como prioridade da vida humana para o cuidado da casa comum e de todos os seus povos.

Santarém foi um momento importante para toda a Igreja brasileira e celebrar seu Jubileu de Ouro “contribui para reacender ainda mais forte em todos nós o compromisso assumido por nossa Igreja há 50 anos”, segundo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que enviou mensagem de vídeo. O Presidente da CNBB destacou a importância do Concilio Vaticano II e da Conferência de Medellín, vendo no Documento de Santarém um instrumento para uma evangelização da Amazônia que respeita as culturas dos povos originários e está ao serviço da preservação da Amazônia.

O Encontro de Santarém celebra 50 anos em um momento desafiador, segundo Dom Walmor, que denunciou o desmatamento e chamou a uma reação missionária da parte da Igreja da Amazônia, tendo como base o Sínodo para a Amazônia e na perspectiva do Sínodo sobre a Sinodalidade. Um tempo de desafios, mas de esperança, onde sob a proteção de Nossa Senhora de Nazaré, “saibamos escutar as indicações preciosas do Espírito Santo de Deus para novos passos missionários, essenciais para o compromisso de preservar e defender a Amazônia”.

Como “uma pequena assembleia sinodal” definiu Dom Leonardo Steiner o IV Encontro da Igreja católica na Amazônia Legal. O presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB vê o Documento de Santarém como “um texto muito simples, mas muito prático em termos de evangelização”. Dom Leonardo agradeceu a equipe de preparação de um encontro que quer fazer memória, presencializar, uma memória que é feita depois do Sínodo, “fruto do caminho iniciado em Santarém”.

A partir do Documento, o Arcebispo de Manaus chamou a “buscarmos de novo os elementos que possam ajudar nossas Igrejas particulares nesse caminho de uma profunda encarnação”, para que “a Igreja possa visibilizar o Reino de Deus”, e promover, partindo do Sínodo para a Amazônia, uma evangelização libertadora, que leve em conta os sonhos da Querida Amazônia.

No IV Encontro da Igreja católica na Amazônia Legal se fez presente através de uma mensagem o Papa Francisco, que vê esse encontro como “motivo de especial alento”, considerando-o “ocasião de intensa ação de graças ao Altíssimo pelos frutos da ação do Divino Espírito Santo na Igreja que está na Amazônia – durante estas últimas 5 décadas – e por quanto a mesma inspira”.

Ele destacou que “as intuições daquele encontro serviram também para iluminar as reflexões dos padres sinodais, no recente Sínodo para a região Pan-Amazônica”, alegrando-se “pelo empenho das Igrejas Particulares da Amazônia Brasileira, por meio de suas comunidades, em levar adiante as indicações da última Assembleia Sinodal”. Ele pediu aos participantes que “sejam corajosos e audaciosos, abrindo-se confiadamente à ação de Deus”, e através do Espírito, “anunciar o Evangelho com novo empenho e a contemplar a beleza da criação”.

Um encontro que acentuou uma Igreja com rosto amazônico, segundo Dom Erwin Kräutler, que se fez presente no encontro virtualmente. O Bispo emérito da Prelazia do Xingú recordou os principais aportes de Santarém, que inspirou as linhas prioritárias da pastoral da Amazônia: encarnação na realidade, pelo conhecimento e contato com o povo, na simplicidade, que se aprende do povo, e a evangelização libertadora, destacando o papel fundamental dos leigos e leigas engajados, que levou a insistir na formação das lideranças locais.

Uma experiência pascal, um passo que a Igreja Católica está dando, “passando do local para o universal, da Amazônia para a Igreja Universal”, nas palavras do Cardeal Barreto. O Cardeal peruano compartilhou como “este Kairos da catolicidade, da universalidade” está sendo vivido, chamando a “olhar com os olhos de Deus e nos deixarmos olhar pela Amazônia”, um olhar que vem dos povos que habitam a região. Após recordar e agradecer ao Cardeal Hummes por seu trabalho na Igreja da Amazônia, ele destacou a gratidão e a profecia como elementos fundamentais que animam um caminho sinodal que deve levar à escuta, ao discernimento e à ação conjunta.

O Documento de Santarém marcou a caminhada da Igreja local, segundo a Ir. Marlene Betlinski, administradora paroquial da Área Missionária Santa Clara, na Arquidiocese de Santarém, uma ideia reafirmada por Dom Mário Antônio da Silva. Mas também marcou a vida do povo, segundo testemunhou Felício Pontes, partindo de sua própria experiência, que destacou a importância dos leigos na capilaridade da Igreja e da defesa dos direitos humanos na Amazônia.

Na coletiva de imprensa, Dom Mário Antônio chamou, partindo de Santarém, DNA da sinodalidade na Amazônia, a avançar desde os sonhos da Querida Amazônia para buscar uma possibilidade maior de encarnar o Evangelho e assumir a evangelização libertadora. Uma encarnação que nasce da escuta, modo de aprender como levar Jesus, segundo a Ir. Marlene, que chamou a uma conversão para superar o clericalismo, fundamentada na escuta e no diálogo. Também surge de Santarém a formação como prioridade, holística, além da Igreja, segundo Felício, que ajudou a ir conhecendo o que a Ditadura tratava de ocultar. Um desafio que se torna atual, segundo o Procurador da República, sendo uma possibilidade para isso a Campanha “Eu Voto pela Amazônia”, que leve a abrir os olhos para reconhecer os lobos que devoram a Amazônia sem nenhum escrúpulo, segundo insistiu Dom Mário Antônio da Silva.

Na Igreja da Amazônia a realidade sempre tem sido um elemento fundamental, a partir do qual construir os caminhos. Santarém é um claro exemplo disso, que teve como consequência um documento onde essa realidade social e eclesial é recolhida claramente. 50 anos depois, a realidade sócio-política na Amazônia é desafiante, segundo Luís Fernando Novoa, algo que se concretiza em grandes projetos que chegam para destruir a Amazônia, soberania privada acima da soberania social, desafiando a Igreja católica a negociar uma trégua que evite essa destruição da Amazônia. Diante disso a Igreja tem que ser parceira, acreditar nos pequenos, nos pobres, fortalecer uma sociedade além do mercado.

Na análise de conjuntura eclesial, Dom Leonardo Steiner partiu do Documento de Santarém e da Querida Amazônia, questionando: “Como estamos hoje como Igreja na Amazônia?”, e desafiando os participantes do encontro a tentar “nos situarmos como o fizeram os irmãos há 50 anos”. Seguindo o Documento de Santarém foi analisando os passos a serem dados para concretizar suas linhas prioritárias: Encarnação na realidade e Evangelização libertadora.

Em relação com Querida Amazônia insistiu em que os sonhos são dimensões de uma única realidade, de um todo, um chamado à Igreja a ser presença em cada uma das realidades, a incultura-las, chamando a ir ao encontro para descobrir o que é mais significativo. Entre esses elementos significativos alguns foram compartilhados em diferentes testemunhos dos participantes do encontro.

Uma jornada encerrada com a celebração Memorial dos 50 anos do Documento de Santarém, com a presença do povo da Arquidiocese na Igreja de São Francisco. Um momento para lembrar um Documento que tornou a Igreja uma rede de comunidades e uma das maiores defensoras da vida dos povos originários, do direito à terra, dom de Deus para todos seus filhos e filhas. Um momento em que Dom Leonardo Steiner, presidente da celebração, chamou a ser cada vez mais sal da terra e luz do mundo, aquilo que ajuda a saborear a vida a se admirar com um mundo cheio de vida.

Fonte: Vatican News

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77