4COMINSE recebe seminaristas de todo o Brasil em João Pessoa (PB)

Seminaristas de todo o Brasil estarão reunidos no Estado da Paraíba, a partir desta segunda, 11 de julho, para o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE). A cidade de João Pessoa vai acolher o evento realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).

O congresso terá como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). São esperados 350 participantes, entre seminaristas, reitores e formadores de seminários, bispos e convidados, sendo um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações. Seu objetivo será animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário.

O 4COMINSE conta com o fundamental apoio da Arquidiocese da Paraíba, Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Participantes falam sobre suas expectativas
Vindo da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, o seminarista Raone Barglini, que cursa o 1º ano de Teologia, lembra da importância da animação missionária nos seminários, para que motivem as comunidades eclesiais de base para a missão. “Esse é um momento único e muito especial, pois estamos organizando a articulação dos COMISES em nosso regional, e a animação missionária é um ponto muito forte das nossas dioceses. A nossa expectativa no 4COMINSE é oportunizar essa troca de experiências e também o desejo de conhecer um pouco mais e aprofundar o COMISE, para que possamos organizá-lo em nível regional. As nossas dioceses já têm uma caminhada missionária, com projetos missionários entre seminaristas, porém queremos ampliar esse olhar da animação missionária de forma intereclesial e interdiocesano”, destacou o seminarista, que participa pela primeira vez da experiência do Congresso Missionário Nacional de Seminaristas.

Wellington Colares Soares, da Prelazia Apostólica de Borba, cursa o 3º ano de Filosofia, e vem participar do 4COMINSE com um grupo de oito seminaristas da região Amazônica. Espera que o congresso possa oportunizar o contato com as diferentes culturas, mostrando a diversidade da ação missionária na Igreja do Brasil. O seminarista também quer partilhar a experiência vivida em sua região, no contato com os povos ribeirinhos e na vida pastoral da Amazônia. “A partir do rosto de cada seminarista que está aqui no Congresso vamos juntos reconhecer o rosto desta Igreja missionária. Espero que possamos juntos vivenciar esse processo de sinodalidade e toda a experiência que o Sínodo para a Amazônia nos fez refletir como Igreja no mundo. Queremos apresentar como a gente vive, com nossas dificuldades e soluções, ouvindo as diferentes realidades. Temos muitos desafios, com distâncias de quase dois dias de viagem entre uma comunidade e outra. Queremos sair dessa realidade de uma Igreja de visita e passar para uma Igreja de presença, como hoje nos pede o Papa Francisco. Encontrar missionários para se fazer presença é um grande desafio para nós”, destacou o seminarista.

Comissão Nacional
Após esse tempo de pandemia, esta foi a primeira vez que se encontraram presencialmente os seminaristas que compõem a comissão nacional do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE). O congresso foi articulado virtualmente, reunindo diversas equipes de trabalho, que estiveram em comunicação com a articulação local do Seminário Arquidiocesano da Paraíba, que acolhe o evento.

Ítalo Lima, seminarista coordenador da comissão nacional do COMISE, destaca a experiência positiva vivida nesta construção do Congresso. “A expectativa para a realização do 4COMINSE é justamente o reencontro destes discípulos missionários, que depois de dois anos de uma longa pandemia, podem se reencontrar e neste congresso reestabelecer as forças para a caminhada missionária nas dioceses e seminários espalhados pelo Brasil”, lembrou.

O COMISE é o organismo encarregado de animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa. Reúne seminaristas nas dioceses, com uma pauta de ação e organização própria.

Semana de atividades
O 4º Congresso Missionário Nacional de Seminarista tem sua abertura oficial na noite desta segunda, 11 de julho, e encerra no próximo domingo, 17 de julho. Ao longo dos dias os seminaristas terão conferências durante todas as manhãs, com temas que vão ajudar a refletir a animação missionária na formação e na vida dos futuros padres.

Entre os conferencistas, o Congresso terá a presença de Pe. Dinh Nhue Nguyen OFMConv, secretário geral da Pontifícia União Missionária em Roma, Ir. Regina da Costa Pedro PIME, superiora provincial das Irmãs da Imaculada, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, Bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), e Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

No sábado, os mais de 300 participantes farão uma experiência missionária em treze comunidades da Arquidiocese da Paraíba.

Outras notícias