41ª Romaria da Terra do RS celebra as Mulheres

A Diocese de Osório acolheu nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro de 2018 o 13º Acampamento da Juventude e a 41ª Romaria da Terra do RS, eventos promovidos pela Comissão Pastoral da Terra do RS da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3.

Desde a 40ª edição realizada em Passo Fundo, em fevereiro de 2017, quando a Diocese de Osório recebeu a missão de trazer pela primeira vez para o Litoral Norte gaúcho a Romaria da Terra, muitas reuniões de reflexão e articulação ocorreram mobilizando lideranças de várias paróquias e regiões da Diocese.
Missão acolhida e assumida com muita dedicação, culminando como uma das Romarias considerada mais significativa, organizada e receptiva dos últimos tempos.

romaria2O espírito de “Igreja em Saída” tão incentivado pelo papa Francisco, no ano que a Igreja celebra o Ano do Laicato e, diante da proposta “Fraternidade e Superação da Violência” da Campanha da Fraternidade 2018, a 41ª Romaria da Terra do RS apresentou como proposta temática “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”, sendo espaço fértil de denúncias contra todo o tipo de violência, especialmente, contra às mulheres, sem perder a relação de luta pela terra, por vida digna para todas/os, chegando a emocionar e marcar profundamente quem dela participou.
“Vi muita gente emocionada e, eu mesmo, por vários momentos, não consegui conter as lágrimas não por coisas grandes, mas gestos simples cheios de sinceridade e de fé”, conta Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório.

A Paróquia que acolheu a edição de 2018 da Romaria da Terra, composta pela Rede de Comunidades Senhor Bom Jesus, compreendendo os municípios de Mampituba e Morrinhos do Sul, na pessoa do Pe. Rodrigo Schüler, membro da coordenação geral dessa Romaria, agradece a todas as mulheres, que segundo Pe. Rodrigo, “carregaram a força do anúncio desta Romaria”. “As mulheres nos fizeram caminhar, num gostoso e belo pacto de gênero, onde juntos somos sempre mais irmãs e irmãos. Pessoas de diferentes lugares, comunidades e serviços, se uniram numa só voz, proclamando a vida em defesa da terra e das filhas e filhos da Terra”, afirmou Pe. Rodrigo.

romaria7

Um evento como esse de abrangência regional, que alcançou a marca de 8 mil romeiras e romeiros vindos de diversas regiões do RS e das cidades catarinenses vizinhas, exigiu muita organização sem perder o objetivo central do evento. De acordo com Dom Jaime Pedro, “muitas coisas precisaram ser melhoradas e outras purificadas para não fugir do espírito e da mística própria daquilo que deve ser uma Romaria. Nossa intenção era dar um caráter celebrativo e vivencial a todo o dia. A meu ver, isso é que fez a diferença, a mística bem trabalhada com envolvimento afetivo e efetivo de muitas pessoas e grupos”.

romaria4Segundo Pe. Rodrigo, cada momento da Romaria foi pensado para levantar elementos que permitissem a cada uma e a cada um aprofundar o tema deste ano, mas também o próprio sentido da Romaria da Terra. “Desde a mulher indígena que proclamou a leitura na mística inicial, até a menina que plantou uma sementinha nas mãos dos romeiros na caminhada; desde as mulheres que irrompem da mata com seus tambores e latas conduzindo a caminhada, até as mulheres que movidas pela canção ‘A Cigarra’, de Elza Soares, dançam em meio ao povo, aspergindo a todas e todos numa atitude penitencial e de libertação do feminino”.

Para Pe. Rodrigo a presença forte e significativa de convidados na programação marcou a Romaria da Terra do Litoral Norte, como o monge beneditino, Marcelo Barros, que conduziu todas/os à mística da Terra. Izanete Colla e Maria do Rosário, trazendo no corpo e no olhar as vozes de tantas mulheres que resistem e que lutam por direitos e espaço. A presença de padres e bispos, e também reverendas da Igreja Anglicana, juntos em um mesmo espírito de fraternidade.

romaria5Dom Jaime Pedro também destaca a Romaria como oportunidade de experiência muito rica e edificante, sinal de uma Igreja que caminha com seu povo. “Essa iniciativa da Igreja do Rio Grande do Sul deve continuar como expressão de fé e de compromisso com os mais necessitados. É o povo de Deus a caminho, em busca de justiça e libertação”, afirma dom Jaime Pedro.

Todas/os que puderam participar em Rio de Dentro, tantos outros que acompanharam a Romaria de casa, por meio da cobertura realizada na página oficial no Facebook são lembrados por Pe. Rodrigo, sintetizado no depoimento abaixo, pela experiência de se colocar a caminho, em romaria, na construção da proposta de Cristo, o Reino entre nós, em uma prece de agradecimento aos que fizeram parte da história da 41ª Romaria da Terra do RS: “Quantos olhares, quantas histórias, vividas e marcadas por lutas e caminhadas, em meio ao povo que resiste. A fé nos une e nos direciona, sem medo, sem padrões, e na diversidade nos integra. Louvado seja! Meu Senhor! Que nos abençoou com aquele dia maravilhoso, de sol, em meio à natureza tão bela, que só nos fazia rezar, contemplar, e nos sentir povo de Deus.”

Amém!
E vamos todos a Diocese de Uruguaiana em 2019!

romaria3

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77