2º Nortão da Infância e Adolescência Missionária acontece de forma virtual

Foi realizado no dia 14 de março o 2º Nortão da IAM Online com o tema “Perseverar na esperança”. O encontro contou com a participação de 70 assessores representantes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Teve também a participação especial da Ir. Antonia Vania, Secretária Nacional da IAM e Dom José Altevir, Bispo referencial da Missão.

Na abertura do encontro, os 6 estados foram apresentados a partir de uma dinâmica, seguida da reflexão da palavra. Depois, D. Altevir, Bispo Referencial da Missão no estado do Pará, destacou a importância da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, bem como a história da IAM que mostra que a missão é permanente. Em suas palavras “a IAM vive disso: da escuta da palavra, da aprendizagem das coisas de Deus e do anúncio para que assim possamos, com a graça de Deus, seguir em frente (…) levando a alegria do Evangelho”.

Após a palavra de Dom Altevir, os estados foram convidados a comentar de forma breve como foi o pré-nortão, que foi um processo de escuta realizado por meio de formulário digital em cada regional, no qual questionava a realidade missionária de cada estado, e as expectativas dos mesmos. Percebemos que mesmo diante das dificuldades, a esperança continua viva, pois os “poucos” que continuam perseverando esperam em Deus o fim da pandemia, e o retorno de nossas atividades.

Em seguida, Ir. Antonia Vania, partilhou o tema proposto “Perseverar na Esperança”. Trouxe a terapia da esperança a partir da palavra do Papa Francisco que apresenta como símbolo de esperança os discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35) os quais desacreditados tristes perderam a esperança e se afastaram da missão. Ir. Antônia destacou que mesmo quando estamos em situações difíceis, adversas, Cristo caminha conosco e como nas palavras do Papa Francisco “O discípulo Missionário não pode deixar de se alimentar na oração para que mantenha sempre viva a esperança e possa perseverar”, e que caminhando juntos, necessitamos e precisamos uns dos outros para construir o caminho. Sermos perseverantes sempre!, lembrando o nosso compromisso como IAM: “Nunca desaminar mesmo diante das dificuldades!”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Uma resposta

  1. Parabéns pela iniciativa. Algo do gênero carece repetir-se, mas dessa vez que envolva todo mundo, a menos 1 representante de cada país ou mesmo Diocese.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados