Visitas missionárias na Arquidiocese de Vitória (ES) motivadas pelo mês missionário

Visitas missionárias na Arquidiocese de Vitória (ES) motivadas pelo mês missionário

A iniciativa promovida pela Comissão para Juventude e Comissão Missionária reuniu mais de 500 missionários em toda a Arquidiocese de Vitória.

O Papa Francisco, na Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho, chama a nossa atenção: “A Igreja em saída é a comunidade de discípulos missionários que primeireiam, que se envolvem, que acompanham, que frutificam, festejam e tomam a iniciativa! ” (EG 24).

2Com essa proposta do Mês Extraordinário Missionário, nos dias 19 e 20 de outubro, aconteceu nas paróquias da Arquidiocese de Vitória, as visitas missionárias e a Missão Jovem. A iniciativa promovida pela Comissão para Juventude e Comissão para Ação Missionária reuniu mais de 500 missionários, entre leigos e leigas, religiosos(as), seminaristas e padres.

A programação contou com missa de envio, visitas missionárias nas famílias das paróquias e comunidades, abrangendo áreas urbanas, periferias e zona rural, adoração ao Santíssimo, celebrações nas comunidades, encontro com crianças, jovens e adolescentes, luau missionário, avaliação e planejamento de apoio aos grupos de jovens.

4Com visitas às casas, aos enfermos, ao comércio, missas entre outras atividades, os jovens buscaram testemunhar a alegria do ser Igreja e, assim, mostrar que é possível construir uma sociedade que viva a verdadeira paz, aquela que brota do coração de Deus e é desejo de todos. Os jovens sofrem com a violência e, com a alegria e esperança que os caracterizam, são chamados a serem protagonistas na construção de uma cultura de paz.

Na passagem pelas casas, os missionários se depararam com diferentes realidades de jovens, crianças, idosos, todos com suas histórias de vida e abertos a alegria do Evangelho, como destaca o missionário Tiago Xavier da Comunidade Água Viva: “são nesses momentos que percebemos que nós não estamos aqui para ensinar, mas sim para aprender juntos com cada história, conversa e risada, pois nós somos reflexo de Deus para essas pessoas e elas são reflexo de Deus para nós”, afirmou Tiago.

5Para Giovani, representante da Pastoral da Juventude, a Missão Jovem foi “uma experiência incrível, que nunca irei me esquecer, logo pude sentir o verdadeiro ardor de um jovem missionário, de ir ao encontro de nosso irmão e levar a palavra de Deus até ele. Momentos especiais ficaram marcados em minha mente, a exemplo da jovem que se afastou da igreja”.

De acordo com a leiga consagrada, Dóris Almeida, coordenadora da Comissão para o Laicato na Arquidiocese de Vitória, a missão foi uma presença bonita, de testemunho eclesial e social da juventude, uma vez que a experiência estimulou o espírito missionário dos jovens em todas as paróquias da Arquidiocese de Vitória.

Muitas famílias foram alcançadas pelas visitas missionárias, e uma oportunidade também de conhecer a realidade pastoral da Arquidiocese de Vitória. Após este final de semana de missões, os missionários da Arquidiocese se preparam para o DNJ – Dia Nacional da Juventude que irá acontecer no próximo final de semana, no dia 27 de outubro na Catedral Metropolitana de Vitória.

Deixe uma resposta comment1 Comentário
  1. outubro 28, 12:28 Lilian Lacchine

    A experiencia missionária mostra uma igreja viva, presente. Mostra Jovens cheios de coragem e ousadia evangélica, de levar o amor de Deus em todos os povos sem distinção. Este Final de semana foi uma experiencia concreta do amor de Deus presente no meio de nós.

    reply Reply this comment
mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu