Somos Juventude Missionária no coração da Amazônia

Somos Juventude Missionária no coração da Amazônia

Somos jovens com rosto, com nome, com etnia, com Missão: Batizados e Enviados para anunciar o Evangelho em meio a mais de 23 etnias, num município onde se compreendem mais de 18 línguas. É a diversidade do coração da Amazônia que nos anima para sermos Discípulos/as-Missionários/as!

WhatsApp Image 2019-11-11 at 08.04.49 (1)Se vivemos entre tantas culturas, de tantos povos distintos, imagine como nos faz sentido a frase de Papa Bento XV, na carta Maximum Illud, que afirma: “A igreja de Cristo é Universal. A ela nenhum povo lhe pode ser estranho”. Ficamos exultantes em saber que justamente pelo centenário da publicação desta carta, nosso papa Francisco promulgou o festejado Mês Missionário Extraordinário (MME). Feliz coincidência que no mesmo ano da Celebração deste centenário seja dado início a um Grupo de Juventude Missionária (JM) na paróquia São Gabriel, nesta Diocese de São Gabriel da Cachoeira. “O Deus que inspirou este bom propósito, conduza sempre mais à perfeição”!

O grupo foi fundado em maio deste ano, com devidamente passos lentos. No início éramos quatro. Hoje somos mais de vinte empolgados – e já estamos vendo a possibilidade de abertura de um novo grupo!

WhatsApp Image 2019-11-11 at 08.04.55Seguindo a metodologia proposta pela JM: Ver, Iluminar, Agir, Celebrar, concluímos a temática do mês de outubro (versado sobre o MME), dedicando um final de semana inteiro para Celebrar, na ilha de Duraka, povoado que abriga mais de 7 etnias. Rezamos o Ofício Divino da Juventude… visitamos as famílias… fizemos Celebração da Palavra… Honramos os tantos apelos de nossos grandes pastores, tanto de nosso Papa Francisco, quanto de dom Edson Damian, nosso grande amigo e entusiata: uma Igreja em Saída, Ministerial, com protagonismo Juvenil, alegre pelo Evangelho que se dispõe a viver!

Como sabemos, muito longe de apenas fazer coisas/eventos, missão é ser! Independentemente de quem sejamos, de onde ou quando estejamos, todos/as somos convidados/as a sermos missão. Concebemos a missionariedade também inspirados em São Francisco de Assis, que nos alerta: “Ide e anunciai o Evangelho, se necessário use palavras”.

WhatsApp Image 2019-11-11 at 08.04.49 (2)Nós, Jovens Missionários/as da Diocese de São Gabriel, nesta extremidade do noroeste amazônico, alegramo-nos imensamente por sermos ouvidos desde terras tão distantes geograficamente, onde, por vezes, sinceramente, nos vem o sentimento de sermos esquecidos, de estarmos à margem. Saber que estamos escrevendo para que outros grupos de jovens, e tantas pessoas de boa vontade possam ouvir nosso testemunho, nos anima e nos faz ter ainda mais vontade de Caminhar – e, caminhando, construir Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral, como desejamos, impelidos pelo Sínodo Pan-Amazônico. Muitos são os clamores, as vozes, que ecoam de nossa imensa e encantadora Amazônia: queremos uma Igreja com mãos, com pés, mas também com Rosto Indígena! Somos Igreja!

Jovens Missionários/as, sempre solidários/as, levando amor! Jovens missionários/as nós somos, com entusiasmo e ousadia! São Francisco e Santa Terezinha intercedem por nós, temos certeza!

Por Edson Boff, AM, 06 de novembro de 2019.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu