Aprofundando a Missão Intenções Missionárias Agenda Contato Obras Missionárias Campanha Missionária Noticías Publicações Links Menu Principal

  Ano XXXV – nº 3 – julho a setembro de 2007

Santa Sé

Palavras do Papa
  Todos os batizados são «missionários de Cristo»
(Ângelus de 8 de julho)

Hoje o Evangelho (Lc 10,1-12.17-20) apresenta Jesus que envia setenta e dois discípulos às cidades às quais Ele deveria ir, a fim de que preparassem o ambiente. Esta é uma das particularidades do evangelista Lucas, que sublinha que a Missão não está reservada só aos doze Apóstolos, mas estende-se também aos demais discípulos. De fato Jesus diz: «A messe é muita, mas os operários são poucos» (Lc 10,2). Há trabalho para todos no campo de Deus. Mas Cristo não se limita a enviar: Ele também dá aos missionários claras e precisas regras de comportamento. Antes de tudo, Ele os envia «de dois em dois», para que se ajudem reciprocamente e dêem testemunho de amor fraterno. Adverte-os de que serão «como cordeiros no meio de lobos»: assim, pois, deveriam ser pacíficos, apesar de tudo, e levar a cada situação uma mensagem de paz; não levarão consigo nem roupas nem dinheiro, para viver daquilo que a Providência lhes oferecer; cuidarão dos doentes, como sinal da misericórdia de Deus; onde forem rejeitados, irão embora, limitando-se a alertar sobre a responsabilidade de rejeitar o Reino de Deus.

São Lucas destaca o entusiasmo dos discípulos pelos bons frutos da Missão e registra esta bela expressão de Jesus: «Não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu» (Lc 10,20). Este Evangelho desperta em todos os batizados a consciência de ser missionários de Cristo, chamados a preparar-Lhe o caminho, com as palavras e com o testemunho da vida.“

   
 
   
“O caráter católico e missionário” da Igreja
‘’A Igreja, por sua própria natureza, é missionária, e desde o dia de Pentecostes o Espírito Santo não deixa de conduzi-la aos caminhos do mundo, até os últimos confins da terra e até o final dos tempos (cf. AG 2). No livro dos Atos dos Apóstolos, descreve-se a passagem do Evangelho dos judeus aos pagãos, de Jerusalém a Roma. Roma faz referência ao mundo dos pagãos e, dessa forma, a todos os povos que estão fora do antigo povo de Deus. De fato, os Atos dos Apóstolos terminam com a chegada do Evangelho a Roma. Podemos dizer, então, que Roma é o nome concreto do caráter católico e missionário, expressa a fidelidade às origens, à Igreja de todos os tempos, a uma Igreja que fala todos os idiomas e que sai ao encontro de todas as culturas.”
   
 
   
Aos Bispos de Moçambique (África), no dia 26 de maio
“Procurai que o anúncio missionário se mantenha a prioridade das vossas prioridades e fazei saber a quantos têm a graça de ser cristãos que devem concorrer para a sua realização. Sois responsáveis pelo anúncio da Palavra de Deus em toda a região que vos está confiada. (...) “Vós, juntamente com eles [os sacerdotes], tendes uma tarefa enorme a realizar, naturalmente em comunhão com o Espírito Santo que atua nos corações: a primeira evangelização de mais de metade da população de Moçam­bique…”