SIM especial comemora aniversário das POM

SIM especial comemora aniversário das POM

Chegamos à última edição do SIM deste 2018 repletos de esperança, testemunhando o Evangelho da paz e tendo a oportunidade de viver mais uma Campanha Missionária (outubro). Animados pelo horizonte de estar em saída, somos convocados pelo Papa Francisco a viver, no mundo todo, o Mês Missionário Extraordinário a realizar-se em outubro de 2019.

Em clima de celebração, as Pontifícias Obras Missionárias comemoram seus 40 anos de fundação no Brasil. Uma história construída com a vida doada de muitos missionários e missionárias, sendo sinal de esperança nos locais mais necessitados. O caminho percorrido pelas POM é sinodal e de profunda comunhão, interligando todas as forças vivas das Igrejas particulares e dos conselhos missionários em diferentes âmbitos.

Queremos fazer memória desse percurso histórico e, para isso, trazemos alguns relatos de antigos diretores e secretários das POM, testemunhas de vivências, encontros, conhecimentos e situações vividas entre nossos missionários.

Diante desses festivos 40 anos, relembramos os passos dados e o caminho percorrido pelas juventudes animadas pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Percebemos que o partilhar da vida missionária é sempre um motivo de alegria e de retorno ao que nos é fundamental, que é nossa vocação.

A história do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) ganha as páginas desta edição, relembrando sua criação em 1985, em que os seminaristas se organizaram para trabalhar na então denominada “dimensão missionária” da formação. Com 33 anos de existência, a iniciativa foi pioneira em todo o Brasil, tendo por objetivo, desde o primeiro momento, de animar a missionariedade na formação dos seminaristas.

Trazemos também o caminho de construção do Programa Missionário Nacional a partir de suas motivações e indicativos de concepção e organização. Ressaltamos alguns aspectos do processo de construção do Programa, dentre eles, a escuta, a organização e a potencialização da ação missionária nas diferentes realidades de nosso país.

Relembrar essa trajetória oferece, a todos nós, uma oportunidade a mais para mantermos viva e ativa a nossa consciência batismal missionária. Tenham todos uma ótima leitura!

Acesse aqui a nova edição do SIM

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu