Seminaristas realizam formação no Regional Leste 2

Seminaristas realizam formação no Regional Leste 2

No final da manhã desse domingo, 26 de maio, uma Celebração Eucarística encerrou a programação do IX Formise, Formação Missionária para Seminaristas do Regional Leste 2 da CNBB. O evento, iniciado na última sexta-feira (24), foi realizado no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e contou com a participação de 70 seminaristas dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A missa de encerramento foi presidida pelo secretário nacional da Pontifícia União Missionária e assessor do encontro, Padre Antônio Niemiec, e concelebrada pelo formador do Propedêutico em nossa Igreja Particular, Padre Welington Nascimento de Souza. Em sua homilia, Padre Antônio falou da proximidade da Solenidade de Pentecostes, celebrada em 9 de junho. “A liturgia da palavra fala da presença e da ação do Espírito Santo, do Espírito de Deus. Essa experiência que nós temos na nossa vida de uma realidade não teórica, algo que nós vivenciamos permanentemente, em todos os dias. A partir do momento em que fomos batizados, consagrados, ungidos, confirmados, esta presença do Espírito é algo que nós experimentamos”, afirmou.

60853235_451539345389977_5806189858795814912_o

Segundo o coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Regional Leste 2, Filipe Costa, pertencente à Diocese de Luz (MG), um dos objetivos do encontro foi o de motivar os aspirantes ao sacerdócio sobre a importância de serem missionários. “Conforme Dom Gil mencionou na missa de abertura, na sexta-feira, o ‘seminarista só será presbítero se for missionário’. Vamos a cada dia motivá-los a divulgar esse amor pela missão”.

Para o coordenador do Comise da Arquidiocese de Juiz de Fora, Rafael Nascimento, o Formise foi uma oportunidade de reflexão e de renovação do ardor missionário. “O Padre Antônio Niemiec nos ajudou na reflexão do tema proposto por Papa Francisco neste ano para o Mês Extraordinário, nos trouxe à memória a missão que vem do Batismo, em que o próprio Espírito Santo nos motiva a sair de nós mesmos, a ir ao encontro do outro. Nós, seminaristas, ficamos muito felizes com esses dias de formação e queremos também colocar em prática: nos colocarmos em missão nas pastorais aos finais de semana, na missão do Seminário que vai acontecer em outubro e também, agora, com a abertura do II Sínodo Arquidiocesano. Queremos nos colocar à disposição da Arquidiocese, da Igreja, para a missão”, finalizou.

O tema da nona edição do Formise foi “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

Fonte: CNBB Regional Leste 2

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu