Seminaristas participam de formação missionária em Uberaba (MG)

Nos últimos dias 25, 26 e 27 de julho, cerca de 70 seminaristas das dioceses de Ituiutaba, Patos de Minas, Uberlândia e Uberaba participaram do I FORMISE – Formação Missionária para Seminaristas, que aconteceu no Centro Pastoral São João Paulo II, na Cúria Metropolitana de Uberaba.

FORMISE URA 3O encontro, que teve como finalidade trazer à formação sacerdotal um aprofundamento no entendimento da Igreja enquanto corpo essencialmente missionário, teve a assessoria do Pe. Antonio Niemiec, secretário nacional da Pontifícia União Missionária.

O FORMISE foi oficialmente aberto na Catedral Metropolitana de Uberaba, com Celebração Eucarística presidida pelo seu Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, que naquela oportunidade ressaltou a importância dos futuros sacerdotes compreenderem a missionariedade própria do ministério do presbítero. Reforçou ainda que o I FORMISE também é o VI Encontro de Seminaristas da Província.

A formação contou ainda com a presença de Dom Paulo Francisco Machado, bispo diocesano de Uberlândia, que presidiu celebração na Paróquia do Santíssimo Sacramento e ressaltou o verdadeiro pastoreio enquanto atividade missionária, lembrando que o pastor verdadeiro é o próprio Cristo e que todos são seus operários. Também participou o bispo diocesano de Patos de Minas, Dom Claudio Sturm, que encerrou o encontro na Paróquia de Santa Teresinha, padroeira das missões, com uma verdadeira pregação sobre o espírito missionário diocesano frente às dificuldades dos tempos em que vivemos.

FORMISE URA 4O FORMISE ofereceu aos formandos a oportunidade de participarem, também, de oficinas temáticas, trazendo o tema “Missão em tempos de Pós-Modernidade” para mais próximo de outras perspectivas como a comunicação, o estudo bíblico e a espiritualidade diocesana.

A diocese de Patos de Minas receberá, no ano que vem, o próximo encontro dos seminaristas da Província Eclesiástica de Uberaba, enquanto o próximo FORMISE ocorrerá na diocese de Ituiutaba, no ano de 2020.

Outras notícias