Seminaristas em Missão no Coração do Pantanal

Seminaristas em Missão no Coração do Pantanal

O projeto "Seminaristas em Missão" tem por objetivo propagar o amor e a Boa Nova de Cristo e cultivar o ardor missionário, despertando novas vocações.

No domingo, 08 de julho, teve início a 1° missão da atual gestão do Comise Oeste I. Na ocasião, o Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, presidiu a santa missa do envio missionário, concedendo o ministério temporário da bênção aos seminaristas em visita missionária na Diocese de Santa Cruz de Corumbá.

O projeto “Seminaristas em Missão” tem por objetivo propagar o amor e a Boa Nova de Cristo e cultivar o ardor missionário, despertando novas vocações. Para tanto, em sua primeira edição, os seminaristas foram acolhidos pelo Pe. Hiata Anderson, da Paróquia São José Operário e pelo Pe. Wellington Cosme Lescano Nahban, da Paróquia São Bartolomeu. Por conta das condições climáticas inesperadas, as ações missionárias começaram na terça-feira, quando os seminaristas realizaram as visitas às famílias e aos doentes das paróquias acima citadas.

20.1Com efeito, Papa Francisco ensina-nos que “os anos de seminário, não são senão uma preparação com o ‘único objetivo’ de tornar-se discípulos ‘humildes’ capazes de ‘preferência pelas pessoas mais marginalizadas’, aquelas das periferias”. Desse modo, os missionários partem, todos os dias, na direção do povo de Deus que, se alegra com sua presença em suas casas e ensina aos jovens aspirantes ao sacerdócio lições de simplicidade e de amor a Deus e à Igreja.

Além do encontro direto com o povo de Deus, as missões em Corumbá tem sido, também, um momento único de convivência e troca de experiências entre os seminaristas, bem como, momento de confronto com as novas experiências pastorais, em áreas desafiadoras de atuação da ação missionária.

20.2Diante de cenários distintos da realidade interna do seminário, a convivência fraterna e a oração comum, assim como as belas paisagens do Pantanal Sul-Matogrossense fortalecem o espírito dos jovens seminaristas para a missão. Além disso, eles encontram nos irmãos de caminhada e nas paisagens únicas da região de Corumbá ânimo para serem verdadeiros discípulos-missionários, capazes de enxergar no outro, principalmente no pobre sofredor, o próprio Cristo, que se identifica com os que mais sofrem as mazelas deste mundo.

As missões com os seminaristas no início do segundo semestre de 2018 estão sendo realizadas pelo Comise do Regional Oeste 1 e pela Arquidiocese de Campo Grande em parceria com a Diocese de Santa Cruz de Corumbá. Aberta oficialmente, no dia 08 de julho, terá seu encerramento previsto para o dia 15 do mesmo mês. Neste período, além das visitas às famílias e enfermos da Diocese de Santa Cruz de Corumbá, os seminaristas também ministram formações e realizam celebrações nas comunidades das respectivas paróquias São Bartolomeu e São José Operário, onde residem no período de missão.

Por Ronaldo Corim e Giovani Gall
Fotos: Sônia Antunes Minder, Waldomiro Rodrigues dos Santos Neto e Pe. Hiata Anderson Flores

Deixe uma resposta comment1 Comentário
  1. julho 23, 01:30 Camila Ribeiro

    Olá
    Meu nome é Camila, sou do grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Guarulhos – SP) e nós estamos tentando divulgar o Blog da Paróquia..
    Será que você poderia “seguir” para nos ajudar ? Desde já agradecemos, Fique com Deus ❤️

    https://igrejagruta.blogspot.com/

    reply Reply this comment
mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu