Seminaristas do Paraná intensificam formação missionária

“Naquele ‘Ide’ de Jesus estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja e, hoje, todos somos chamados a essa nova saída missionária”. Em sintonia com o papa Francisco, o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) juntamente com a diocese de Paranaguá realiza nos dias 13 a 18 de dezembro, a I Missão Estadual de Seminaristas.

WhatsApp Image 2017-12-12 at 20.19.57A iniciativa realizada na cidade de Paranaguá (PR) conta com a participação de 69 seminaristas das diversas dioceses do Paraná e tem por objetivo a formação da dimensão missionária dos seminaristas, bem como o contato com as realidades de evangelização além de suas dioceses.

As atividades acontecem focadas no tema: “Maria, modelo discípulo-missionário de Jesus”. Assessoram o encontro, dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá, dom Sérgio Arthur Braschi, bispo da diocese de Ponta Grossa, padre Alexsander Cordeiro Lopes, assessor do Comise no Regional Sul 2, Odaril José da Rosa, coordenador do Comire – Regional Sul 2 e Brian Lee Thompson Avila, seminarista da Filosofia na arquidiocese de Londrina.

Além do congresso estadual, algumas dioceses do Paraná realizam, também, atividades com o intuito de aprofundar a dinâmica missionária. Na diocese de Campo Mourão, os seminaristas das etapas do propedêutico, filosofia e teologia realizaram, nos dias 2 a 10 de dezembro trabalhos missionários na cidade de Araruna com visitas aos enfermos, escolas e crianças assistidas pela Pastoral da Criança.

“Com Maria: Vocacionados para servir”. Com este tema, a diocese de Cornélio Procópio, sob a responsabilidade do padre Eduardo Guimarães, reitor do Seminário Menino Deus, realiza durante os dias 10 a 17 de dezembro, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Leópolis, uma experiência missionária com os seminaristas da teologia e propedêutico.

WhatsApp Image 2017-12-12 at 20.21.06

A paróquia São Benedito, localizada na Vila Regina em Apucarana (PR), acolhe entre os dias 9 e 17 de dezembro a Semana Missionária realizada pelos seminaristas diocesanos do propedêutico, filosofia e teologia. A programação inclui visitas missionárias às famílias, Leitura Orante da Palavra (Lectio Divina), hora santa vocacional, Adoração Eucarística e formação sobre o documento 100 da CNBB: “Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia”.

O Conselho Missionário de Seminaristas agradece a Deus por estas iniciativas missionárias realizadas pelos seminaristas do Regional Sul 2. O desejo é de que a cada dia, os seminaristas sintam em seus corações o ardor missionário, a fim de terem “os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fl 2,5).

Com informações do Comise Regional Sul 2

Outras notícias