Seminaristas de todo o Brasil participam de congresso

Seminaristas de todo o Brasil participam de congresso

Entre os próximos dias 10 e 14 de julho ocorre em Santo Antônio da Patrulha (RS) o 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. Em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, o evento traz o seguinte tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Já o lema, de inspiração apostólica, é: “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). A ação faz parte das celebrações pelos 25 anos de missão para com a Igreja irmã de Moçambique.

WhatsApp Image 2019-07-10 at 15.59.14Estão envolvidos na organização do evento a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM), com parceria e apoio de duas Comissões Episcopais Pastorais da CNBB (Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada), a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). O Congresso conta com conferências e painéis que abrangem temas como Iniciação à vida cristã e missão (Dom José Antônio Peruzzo) e Missão ad gentes (Pe. Moussa Serge Traore), bem como diferentes opções de oficinas, fóruns e testemunhos de missionários.

Estima-se a presença de 300 participantes entre seminaristas, religiosos(as), padres e bispos de diferentes dioceses do Brasil. O Congresso se inicia nesta quarta-feira (10) com a santa missa, às 18h, na paróquia Santo Antônio. Logo após, a cerimônia de abertura fica por conta de D. Jaime Spengler (arcebispo de POA e vice-presidente da CNBB), D. Jaime Kohl (bispo de Osório), pe. Maurício da Silva Jardim (diretor das POM) e Ir. Regina Cândida Fuhr (representante da CRB).

WhatsApp Image 2019-07-10 at 16.21.04Famílias da diocese estão envolvidas na acolhida

Após uma longa preparação, muitas famílias estão envolvidas com a preparação deste Congresso. Todos os participantes foram acolhidos nas famílias das comunidades e paróquias de Santo Antônio da Patrulha e região. A cidade tem 45 mil habitantes.

Texto: Darlan Schwaab e fotos: Patryck Madeira e Mateus Schäfer (equipe de comunicação do 3CMNS)

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu