Seminaristas de Minas Gerais participam de formação missionária

Entre os dias 8 e 10 de março aconteceu na cidade de Guaxupé (MG) a 2ª Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE) da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, formada pelas dioceses do sul do estado de Minas Gerais: Pouso Alegre, Campanha e Guaxupé.

O encontro, assessorado pelo Padre Antônio Niemiec CSsR, tratou do tema escolhido pelo Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário, que acontecerá em outubro próximo: Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo. A Formação contou com a participação de todos os seminaristas da província, entre propedeutas e seminaristas das etapas de filosofia e teologia. Estiveram presentes no encontro os reitores e formadores de todas as etapas além dos bispos de cada diocese.

Dom Magella, arcebispo de Pouso Alegre, abriu o encontro com missa celebrada na catedral de Guaxupé destacando a necessidade da eclesialidade da missão, chamando a atenção para a unidade das dioceses da província e o cuidado com aqueles vocacionados ao sacerdócio que acreditam que missão se faz sozinho. Dom Lanza, bispo de Guaxupé, esteve presente em todo o encontro. Na missa celebrada no sábado destacou a questão da formação missionária dos seminaristas e da necessidade da abertura dos formandos para essa realidade que não pode ser um apêndice da formação, mas compreensão da dimensão essencial da missão.

DSCN2741

Durante o encontro, Pe. Antônio apresentou as propostas para a realização do Mês Missionário Extraordinário e da retomada do Documento do papa Bento XV Maximum illud e da influência desse documento no magistério da Igreja antes e depois do Concilio Vaticano II.

Um momento marcante do FORMISE de Guaxupé foi a realização de uma noite cultural, na qual os seminaristas e formadores puderam assistir a um musical apresentado no Teatro Municipal de Guaxupé. O musical intitulado “Romaria: o lamento dos imperfeitos” apresentou uma versão para o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, com enfoque na formação do povo brasileiro subjugado pela colonização e exploração dos povos indígenas e negros.

O 2º FORMISE concluiu-se com a missa de Dom Pedro Cunha, bispo da Campanha, que destacou a importância da oração e do espírito de comunhão com Deus para que a missão se dê como obra da graça de Deus mais que como serviço de autopromoção.

Com a expectativa do próximo encontro que acontecerá em 2021 na diocese da Campanha, os 107 seminaristas presentes no 2° FORMISE puderam nutrir-se de uma consistente formação missionária, em vista de proporcionar à Igreja do Sul de Minas Gerais, missionários sacerdotes, batizados e enviados, para anunciar a pessoa de Jesus Cristo e sua obra de amor.

 

Outras notícias