Seminaristas de Mariana (MG) realizam Missão Sobriedade

Seminaristas de Mariana (MG) realizam Missão Sobriedade

Como Igreja, queremos ajudar as pessoas dependentes vendo nelas o rosto do Crucificado e Ressuscitado. Esta ajuda se faz com o olhar misericordioso de Deus

Desde 2015, os seminaristas de Mariana (MG) vivem um momento forte de missão em uma das paróquias da arquidiocese. O objetivo é intensificar a evangelização por meio de atividades religiosos e a promoção humana.

A experiência que começou com alguns seminaristas da arquidiocese, hoje está vinculada ao Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), e ganhou o apoio do Centro de Acolhimento Dom Bosco de Barbacena (CADB) e da Pastoral da Sobriedade.

IMG-20170123-WA0118Este ano, a missão CADB-Sobriedade aconteceu na paróquia São Gonçalo, em Acaiaca (MG), Região Pastoral Mariana Leste, entre os dias 22 e 28 de janeiro, com cerca de 40 missionários, entre padres, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas. A iniciativa teve como iluminação bíblica: “Este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi reencontrado” (Lc 15, 24).

“Como Igreja, queremos ajudar as pessoas dependentes vendo nelas o rosto do Crucificado e Ressuscitado. Esta ajuda se faz com o olhar misericordioso de Deus para com o seu povo principalmente com suas limitações e dependências”, relata o seminarista Ronaldo Henrique Furtado, um dos organizadores da missão.

Os missionários contam com o apoio de entidades preparadas para lidar com situações de dependência, a partir da Palavra de Cristo, oferecendo ajuda aos que desejam uma vida de sobriedade. O trabalho visa também a prevenção dos vícios e a conscientização junto às famílias.

IMG-20170129-WA0142Segundo o seminarista Ronaldo, a missão foi muito importante em sua vocação e o testemunho procura incentivar as vocações, visto que participam representantes de vários sujeitos a serviço do Reino. “Foi uma forma para me conhecer mais e me abrir para conhecer o outro, sobretudo os irmãos que estão nos vícios. Pude ver neles o rosto do Crucificado e Ressuscitado e me esforçar cada vez mais para configurar a Cristo, Bom Pastor para ser no futuro sacerdote conforme a vontade do Pai incentivando a sobriedade”, afirmou.

A missão vem ganhando cada vez mais apoio de entidades que se dedicam à sobriedade na Igreja e até fora dela. Inclui alguns padres, seminaristas, Irmãs Passionistas e da Fraternidade O Caminho, filhos da Fazenda Esperança recuperados, membros da Pastoral da Sobriedade, do Centro de Acolhimento Dom Bosco e leigos e leigas. Ganhou destaque a participação dos jovens e de uma Comissão da paróquia que, mesmo antes de começar, cuidou dos preparativos.

A programação da missão incluiu dez horas de Adoração realizada pelos paroquianos de Acaiaca (MG) e uma manhã de espiritualidade orientada pelas Irmãs Passionistas para que tudo aconteça conforme a vontade de Deus. Foram feitas também, visitIMG-20170124-WA0008as, encontros com crianças, jovens e famílias, grupos de apoio com partilhas, caminhadas temáticas e orantes, missas, noite de louvor com bênção do Santíssimo, celebrações nas comunidades rurais e testemunhos de pessoas que venceram a dependência e seminaristas.

Emanuel, contou que foi um dependente de drogas, álcool e de outros pecados, trazendo tristeza para o seu lar. Mas pode recuperar por meio da Fazenda Esperança. “Encontrei um Deus que não conhecia e pude retornar à sociedade”, testemunhou. Para Emanuel, a missão foi uma oportunidade de conhecer muitas pessoas e sentir a dor de muitas famílias que têm filhos e parentes que carregam o mesmo problema que ele teve. “Foi uma forma de passar para eles que o caminho para obter a cura e a libertação do vício é Deus”, disse.

Os paroquianos também manifestaram sua alegria. “A missão foi um momento enriquecedor de oração, esperança, fé, união e fortalecimento para a paróquia. Vivemos com grande intensidade cada dia, na esperança de que esta dará bons frutos. Foi uma oportuIMG-20170123-WA0044nidade de vivenciar um pouco mais de perto as necessidades e dificuldade daqueles que mais necessitam” testemunhou Tânia Silva Villasboas, secretária paroquial. “Só temos a agradecer aos irmãos em Cristo, que levaram a Palavra do Senhor e também a alegria das visitas. Que esta missão abra a porta a novos integrantes da paróquia e fortaleça a Pastoral da Sobriedade”.

Padre André Quintão, administrador paroquial da paróquia São Gonçalo, avaliou que a missão “leva muita alegria, força e coragem, compartilhando a alegria de evangelizar, ouvindo os clamores e sendo sinais na vida dessas pessoas”. Nesse sentido, fica o convite para que mais pessoas se juntem à missão CADB-Sobriedade para levar esperança aos que necessitam sentindo neles o cheiro das ovelhas vivas do Senhor Jesus.

Com informações do Comise da arquidiocese de Mariana (MG)

Deixe uma resposta comment1 Comentário
  1. fevereiro 13, 15:41 JorginhoAgnair Silva

    Minha primeira Missão CADB Sobriedade em Acaiaca…uma bênção. Muito gratigratificante.

    reply Reply this comment
mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu