Seminaristas da Província Eclesiástica de Santa Maria (RS) realizam 1º Formise

Os seminaristas da Província Eclesiástica de Santa Maria, no coração do Rio Grande do Sul, realizaram no dia 20 de setembro, feriado estadual em comemoração à Revolução Farroupilha, o seu primeiro Encontro de Formação Missionária (Formise).

2O encontro aconteceu no Seminário Maior São João Maria Vianney, na cidade de Santa Maria, bem como na paróquia da Ressurreição e Santuário Nossa Senhora de Lourdes, que administrada pelo padre Luciano da Silva, diretor espiritual do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) provincial.

O encontro contou com a participação de 45 seminaristas e seis padres das diversas dioceses da província. Padre Luciano conduziu a oração inicial dando a tonalidade da formação, inspirando-se no envio dos 72 discípulos segundo narra o Evangelho de São Lucas.

Em seguida, padre Roni de Almeida Mayer, da arquidiocese de Santa Maria, refletiu sobre a dimensão missionária na vida do presbítero diocesano. Sua fala foi norteada também, pela partilha dos conteúdos do 4º Congresso Missionário Nacional, do qual ele teve a graça de participar.

3O seminarista Cleiton Turela, da diocese de Cruz Alta e coordenador do Comise da província, apresentou os fundamentos do Comise. Além de expor a proposta formativa da Pontifícia União Missionária, a explanação do Cleiton serviu de motivação para que cada casa de formação organize o seu Comise em sua realidade e promova experiências missionárias.

“Deus seja louvado por essa bonita iniciativa que brota do Coração do Pai diretamente no Coração do Rio Grande”, afirmou o seminarista Clécio Almeida, assessor de comunicação do Comise.

A missa celebrada no Santuário Nossa Senhora de Lourdes, foi o momento forte do Formise. Após o almoço no Galpão Crioulo do Seminário Maior, o encontro foi encerrado com esportes e convivência.

Com informações do Comise, Província Eclesiástica de Santa Maria (RS).

 

Outras notícias