4º CMN: Semana Missionária evangeliza e promove ações sociais em Recife

por Anna Beatriz

A Semana Missionária da arquidiocese de Olinda e Recife, que acontece nos oito vicariatos da arquidiocese, está promovendo evangelização porta a porta e iniciativas sociais para a população da Região Metropolitana do Recife. A Semana precede o 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN), a ser realizado de 7 a 10 de setembro no Colégio Damas, com participação de 700 pessoas representantes dos 18 regionais da CNBB e convidados.

008-300x165A programação do Congresso inclui cinco grandes conferências, uma delas pelo cardeal Sergio da Rocha, presidente da CNBB. Estão previstos também, mais de 20 oficinas organizadas por sujeitos da missão. Na sexta-feira, 8, o dia termina com a Caminhada dos Mártires.

Os vicariatos Cabo, Boa Viagem, Igarassu, Jardim São Paulo, Olinda, Soledade, Várzea e Vitória de Santo Antão organizam ações em seis municípios da região metropolitana do Recife, como caminhadas, celebrações eucarísticas e rezas do terço nas comunidades visitadas. Nesta quarta-feira, 06, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participará da caminhada de encerramento da Semana Missionária na paróquia do Bom Conselho, no município do Cabo de Santo Agostinho, com a reunião dos participantes de todos os vicariatos, seguida de missa campal.

Atividades
Como parte da Semana Missionária, no bairro dos Coelhos, região central do Recife, um mutirão foi realizado com apoio do Vicariato Soledade, levando serviços gratuitos de cidadania e saúde aos moradores da área. A atividade aconteceu nesta segunda-feira, 04, na sede do Movimento Pró-Criança, com serviços como emissão de RG e aconselhamento jurídico, além de oficinas para as crianças, exames de visão, corte de cabelo e palestras sobre temas relevantes para a população, como economia de água e energia elétrica e direitos do consumidor.

DFSA programação da Semana Missionária do Vicariato Igarassu incluiu a participação de dom Fernando Saburido, presidindo no domingo, 03, a missa na festa da padroeira do município do Paulista, na igreja da Santa Isabel, paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres. Os devotos celebraram 356 anos de festa. O tema deste ano foi a “Senhora dos Prazeres, nas comemorações do teu jubileu, compartilhamos da tua alegria e da tua missão”.

Também no domingo, o Vicariato Olinda enviou seus missionários às comunidades da Ilha do Maruim e Santa Teresa, vivenciando um “Domingo do Senhor em Missão nas Comunidades”. Houve celebração da santa missa, visita aos enfermos e os fiéis foram ouvidos em confissão auricular.

007A abertura da Semana Missionária no Vicariato Jardim São Paulo foi realizada em 1º de setembro, com celebração de missa de envio, na paróquia São Paulo Apóstolo, em Jardim São Paulo. Cerca de cem missionários compareceram à abertura da semana, entre eles, oito de outros estados do Brasil. Durante a celebração eucarística, presidida pelo monsenhor Sérgio Pereira, vigário episcopal, os missionários renderam graças e entregaram a Deus toda a missão. No dia seguinte, houve caminhada por algumas ruas do bairro em direção à Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, onde foi ofertado café da manhã aos missionários e realizadas visitas às residências. À tarde, Infância e Adolescência Missionária (IAM) fizeram um “bate-latas” pelas ruas de Jardim São Paulo.

A Semana Missionária da Arquidiocese nos vicariatos se encerra no dia 6 de setembro. Os missionários de outros estados do Brasil juntam-se aos delegados locais para participarem, em seguida, do 4º Congresso Missionário Nacional, no Recife.

Vic-Olinda3

Mais informações
Página oficial do 4º Congresso Missionário Nacional

Últimas orientações aos congressistas

Confira aqui todas as notícias sobre o Congresso

Com informações dos agentes de Pascom dos vicariatos da AOR

Outras notícias