Em Recife, Semana Missionária antecede 4º Congresso Missionário Nacional

Em Recife, Semana Missionária antecede 4º Congresso Missionário Nacional

Alegria do Evangelho, Sinodalidade e Comunhão, Testemunho e Profetismo. Igreja em saída ad gentes

A arquidiocese de Olinda e Recife, Pernambuco, será sede do 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN), nos dias 7 a 10 de setembro deste ano, reunindo 700 participantes que serão acolhidos pelas famílias locais.

Colégio das Damas sede do 4 Congresso Missionário Nacional em Recife PEO evento faz parte do caminho de preparação da Igreja no Brasil para o V Congresso Missionário Americano (CAM 5), a ser realizado em 2018 na Bolívia. As atividades do Congresso irão ocorrer no Colégio das Damas (foto), bairro das Graças, zona norte da capital pernambucana e incluem testemunhos, oficinas, celebrações e cinco conferências.

O Congresso é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife.

Semana Missionária
Com o objetivo de acender no coração da arquidiocese o ardor missionário, irá acontecer em seus Vicariatos, de 1 a 6 de setembro, dias que antecedem o Congresso, uma “Semana Missionária” organizada pelo Conselho Missionário Diocesano (Comidi).

Essa missão será animada pelo mesmo tema do 4º CMN: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, e o lema: “Meu espírito exulta em Deus, meu salvador” (Lc 1, 47).  Além dos missionários e missionárias locais, poderão participar dessa Semana Missionária, os delegados de todo o Brasil para o 4º CMN, que puderem antecipar sua viagem à Recife.

“Assim que nos chegou a notícia de que íamos sediar o 4º CMN, a alegria invadiu nosso coração. O primeiro sentimento foi de que a nossa Igreja local tinha recebido um grande presente. Imediatamente iniciamos os preparativos”, explica padre Josenildo Tavares, coordenador de Pastoral da arquidiocese e secretário Executivo do Congresso.

Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, partilha sua alegria em sediar o evento e destaca sua importância para a missão. “Esta celebração ao Deus Uno e Trino, fonte origem de toda missão, torna-se muito significativo para a nossa Igreja Particular, a qual tem assumido, por meio de nossos leigos e leigas, presbíteros, diáconos, catequistas, missionários e missionárias, desde 2010, na nossa Assembleia de Pastoral, a meta de ‘motivar toda a arquidiocese a pôr-se em estado permanente de missão’”.

A arquidiocese de Olinda e Recife está empenhada em sua preparação no desejo de assumir “o apelo do papa Francisco de sermos uma Igreja em saída”, caminhando juntos “na participação e comunhão, como fizeram as testemunhas da alegria do Evangelho no Nordeste do Brasil, concretamente em nossa arquidiocese de Olinda e Recife, com frei Damião de Bozzano, padre Ibiapina e dom Hélder Câmara”. A arquidiocese recebe todos “com o coração ‘frevando’ pelo ‘amor de Cristo que nos impulsiona’, com a fé viva que nos leva a iluminar com o testemunho assim como este sol que brilha em nosso horizonte, com a esperança de lançar as redes para as águas mais profundas, como podemos contemplar em nosso mar”, afirma dom Fernando.

Histórico
O 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em 2003, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o 2º em Aparecida (SP), em 2008 e o 3º na cidade de Palmas (TO), em 2012.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu