Semana de Oração pela Unidade Cristã convida para a prática da acolhida

Semana de Oração pela Unidade Cristã convida para a prática da acolhida

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) está chegando. Este ano, ela será celebrada de 24 a 31 de maio, e o tema é Gentileza gera Gentileza (cf. At 28.2). Contudo, em função da pandemia de coronavírus, mudanças foram necessárias para que todos e todas celebrem a unidade com segurança.

Cartaz_souc_2020_webEm parceria com a CNBB, a Missão Somos Um e o ENCRISTUS, o CONIC fará, de forma virtual, em rede nacional, a celebração ecumênica Gentileza Gera Gentileza – Resposta às Pandemias da Vida. Esta celebração será compartilhada nas nossas redes sociais.

Ao longo da Semana, serão publicados diversos materiais que sirvam de inspiração e incentivo à unidade e, no dia 31 de maio, a motivação é que todas as comunidades, independentemente de sua tradição confessional, celebrem o Pentecostes virtualmente, compartilhando nas redes sociais o testemunho público de amor e solidariedade das igrejas em tempos de pandemia. A unidade na diversidade fortalece-nos para ações de gentileza e amor à pessoa próxima.

“As igrejas são parte da grande Casa Comum que é a criação de Deus. As comunidades primitivas celebravam nas casas. Era ali que amigos e amigas, familiares, reuniam-se para louvar e celebrar. A SOUC 2020 irá conectar estas diferentes casas, de Norte a Sul do país, pelas redes sociais. Isso porque, cabe-nos cuidar da pessoa próxima, e este cuidado, hoje, significa interligar-nos em espírito e oração, mediados pelas redes sociais”, declara Romi Bencke, secretária-geral do CONIC.

Celebração presencial, só em novembro

Isso não quer dizer que não haverá atividades presenciais para celebrar a unidade e a gentileza. Mas isso será feito no mês de novembro deste ano (2020), caso tudo já esteja normalizado. Ainda não há definição de data, pois é necessário aguardar como o cenário da pandemia irá se desdobrar. A esperança é que todos possam, ecumenicamente, agradecer a Deus pelas experiências vividas ao longo de 2020.

Gesto concreto: gerando gentileza

Que tal demonstrar gentileza “fora do comum” (Atos 28:2), tal como fizeram os habitantes da Ilha de Malta após o naufrágio do apóstolo Paulo?

Cada comunidade ou grupo local que se irá celebrar, virtualmente, a Semana de Oração no mês de maio, é motivado a organizar ações de solidariedade. Elas podem ser doações de alimentos, produtos de limpeza, máscaras, roupas para os grupos sociais em situação de vulnerabilidade. Se possível, compartilhe estes gestos de gentileza em suas redes sociais com as hashtags #GentilezaGeraGentileza e #SOUC2020.

Mais informações sobre a SOUC

PERÍODO: De 24 a 31 de maio de 2020.

TEMA: “Gentileza gera Gentileza”, inspirado na passagem de Atos 28:2 – relato em que Paulo é gentilmente acolhido pelos habitantes da Ilha de Malta, após um naufrágio.

Perguntas frequentes

1) Minha igreja vai fazer uma celebração virtual. Como proceder?

O CONIC orienta que as igrejas façam as celebrações relativas à SOUC de modo virtual. Muitas igrejas e comunidades já estão fazendo isso com seus cultos, missas e demais atividades. Se esse não é o seu caso, clique aqui para ver como fazer uma transmissão pela internet. Lembre de utilizar os materiais da SOUC para nortear as celebrações.

2) Qual o melhor meio de divulgar o convite para a celebração online da minha igreja?

O ideal é que cada igreja utilize os próprios canais de comunicação para divulgar seu evento, de modo que um maior número de pessoas da sua comunidade local acompanhe a ação virtual.

3) Pretendo fazer a celebração presencial em novembro. O CONIC me ajuda a divulgar?

O CONIC divulgará todos os convites enviados para o e-mail comunicacao@conic.org.br. Lembrando que, como em anos anteriores, a produção do convite fica a cargo de cada igreja/comunidade/movimento. O CONIC auxilia na divulgação via redes sociais.

4) Quero celebrar em casa com a minha família. Posso?

Sim, pode. Para isso, aconselhamos que você tenha, pelo menos, o material online que serve como auxílio para a celebração. Ele pode ser adquirido neste link.

Foto da capa: Papa durante uma visita ao centro de acolhimento de migrantes durante uma visita pastoral a Bolonha, em 2017/ Foto: Osservatore Romano via Reuters

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu