Reunião da equipe executiva do Comina

Reunião da equipe executiva do Comina

Nesta quinta, 24 de maio, esteve reunida na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, a equipe executiva do Conselho Missionário Nacional – Comina. Na pauta, entre outros temas, houve a avaliação da assembleia do Comina, realizada de 16 a 18 de março, e do encontro Ad Gentes, realizado de 18 a 20 de março.

Programa Missionário Nacional

Os membros da equipe dedicaram um espaço especial para discutir o processo de construção do Programa Missionário Nacional. Foram avaliados os momentos de escuta realizados nos Conselhos Missionários Regionais – Comires, que receberam um instrumento de trabalho para facilitar o processo de discussão. Cada regional deve eleger três prioridades para fazer parte do programa. Após a escuta dos regionais, haverá um momento de iluminação do programa com a realização de um encontro em novembro, onde será feita a leitura dos dados recebidos de cada regional. O processo se encerra em abril de 2019, na Assembleia do Comina, oportunizando a discussão e aprovação do programa.

5º Congresso Missionário Americano

Após o término do processo de inscrição para o 5º Congresso Missionário Americano – CAM 5, os membros da executiva definiram os nomes para participar das oficinas e conversatórios. Até o momento, o Brasil estará representado no CAM 5 por um total de 7 bispos, 53 sacerdotes, 38 religiosos(as) e 75 leigos(as). O CAM 5 se realiza nos dias 10 a 14 de julho, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Mês Missionário Extraordinário

Será realizada reunião da Comissão Especial para o mês missionário extraordinário nos dias 1º e 2 de agosto, na sede das POM em Brasília. A comissão será formada por Dom Odelir José Magri e Dom Giovanni Crippa, bispos referenciais da comissão, Ir. Maria Inês Ribeiro, presidente nacional da CRB, Laudelino Augusto, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Pe. Antônio Niemiec, assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária, e Pe. Maurício Jardim, diretor nacional das POM.

Sínodo da Amazônia

Houve na reunião o relato das ações em preparação ao Sínodo da Amazônia, cujo tema é “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, e que será realizado em outubro de 2019 em Roma.

 

 

 

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu