Repam apresenta documento preparatório do Sínodo para a Amazônia

Repam apresenta documento preparatório do Sínodo para a Amazônia

IMG_9759Na manhã desta sexta, 8 de junho, foi apresentado na sede da CNBB em Brasília o documento preparatório do Sínodo para a Amazônia, que se realiza em outubro de 2019. O material foi construído por uma equipe de assessores e foi aprovado pelo Vaticano, em abril deste ano, quando houve a primeira reunião do Conselho Pré-Sinodal.

O documento foi apresentado por Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB, e Ir. Irene Lopes dos Santos, assessora da Comissão Episcopal Especial para Amazônia da CNBB e membro da Comissão pré-sinodal para a Pan-Amazônia. Dos 13 assessores que auxiliaram na escrita do documento, 3 são brasileiros e membros da REPAM-Brasil. O objetivo do material é preparar as comunidades para o Sínodo e ouvi-las, para que essa grande assembleia repercuta, de fato, os clamores que saem das bases, o que é um desejo expresso do Papa Francisco.

O texto está dividido em três partes, segundo o método ver, discernir e agir. Ao final do material estão algumas questões que permitem um diálogo e uma progressiva aproximação da realidade para que as populações da Amazônia sejam ouvidas.

Baixe o Documento Preparatório Sínodo para a Amazônia

Logo do Sínodo foi apresentada

WhatsApp Image 2018-06-08 at 14.07.49Foi apresentado o logotipo que vai simbolizar o Sínodo para a Amazônia. A base para o logo é uma folha, que nos aponta para toda a biodiversidade presente na Amazônia. O movimento dela também nos lembra o fogo, uma chama, que é a ação do Espírito agindo neste momento da história na Igreja e na Amazônia. A folha, por sua vez, não tem um traçado simples que aponta para uma única direção, mas traz a trama de uma cesta indígena, recordando a cultura das populações tradicionais, a força, o trabalho e o sentido de unidade. Unidade, aqui, de toda a Pan-Amazônia, lembrada nas cores das bandeiras dos países que compõem, não tendo uma cor ou bandeira que prevaleça sobre a outra. No centro, um rio que une toda a região, com seus afluentes e bacias, símbolo também do caminho, motivação do tema do Sínodo, e que passa pela cruz, nossa identidade de Igreja e de cristãos.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu