Regional Sul 2 inaugura Missão em Guiné Bissau

Regional Sul 2 inaugura Missão em Guiné Bissau

Celebração marcou início oficial da Missão Católica na diocese de Bafatá

O arcebispo de Cascavel (PR) e presidente do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Mauro Aparecido dos Santos, foi à diocese de Bafata, na Guiné Bissau, para inaugurar oficialmente a Missão Católica Beato Paulo VI na cidade de Quebo. No guinedia 13 de dezembro, uma celebração presidida pelo bispo brasileiro responsável pela diocese de Bafata, dom Carlos Pedro Zilli Filho, marcou o início da missão. Na ocasião, uma jovem foi batizada e outros crismados por dom Mauro Aparecido.

A iniciativa missionária está inserida no contexto de atuação do Conselho Missionário Regional (Comire), por meio do contato com o bispo de Bafatá, dom Carlos Pedro Zilli Filho. Em 2014, três missionários do Regional Sul 2 da CNBB foram enviados à diocese de Bafatá para realização da primeira etapa da Missão Católica na cidade de Quebo, iniciada no dia 19 de outubro. Os diáconos permanentes Pedro Avelino Lang e Metódio Retexin e o missionário leigo Odaril José da Rosa atuaram na construção de uma residência para os missionários e participaram de atividades pastorais da paróquia Santa Cruz de Buba. A obra foi concluída recentemente.

Para a oficialização dos trabalhos missionários de evangelização, alfabetização e na área da saúde aconteceu durante a missa festiva que também contou com a presença do bispo da diocese de Bissau, dom José Câmnate na Bissign, além do secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Mário Spaki, e os padres Ivan Luiz Walter, missionário em Quebo; Marcos José de Albuquerque, da diocese de Paranaguá (PR); e Vagner Alves, da diocese de Toledo (PR). Padres da região e os missionários brasileiros – diácono Pedro Lang, sua esposa, Salete Lang, e Samara Taíza – também estiveram presentes, assim como um grande número de religiosas e algumas lideranças muçulmanas.

sul2-guine2“Nós ficamos muito felizes em saber o que é uma missão católica em Guiné Bissau. Não é só ter a casa dos missionários, não só rezar a missa, mas tem uma ampla diversidade de trabalho que temos que executar, seja na parte espiritual, de evangelização, a presença junto com essas ovelhas, com o povo. Para eles é muito importante a presença do missionário”, contou dom Mauro sobre a experiência de conhecer o local onde acontece a Missão Católica do regional.

Assista ao vídeo da celebração

Dom Mauro considerou uma graça poder administrar os sacramentos do batismo a uma jovem e o crisma para outros dez. O arcebispo ainda ressaltou a presença de lideranças muçulmanas que participaram da abertura da missão e cumprimentaram a delegação brasileira. Após a missa, houve um almoço de confraternização. Dom Mauro Aparecido destacou a oportunidade que a comunidade local teve de ter uma refeição com fartura de arroz, carne e até refrigerante de forma gratuita.

Peregrinação
Antes da celebração solene de abertura da missão, aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro a Peregrinação Nacional ao Santuário de Nossa Senhora da Natividade, em Cacheu, por ocasião das celebrações da Imaculada Conceição. O lema escolhido para a esta edição foi “Djuntu ku Maria no ngaba Miserikordia di Deus” (Com Maria, louvemos a Misericórdia de Deus”).

Fonte: CNBB

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu