Regional Oeste 1 realiza 4º Congresso Missionário

Regional Oeste 1 realiza 4º Congresso Missionário

De 20 a 23 de setembro, na Diocese de Naviraí, aconteceu o 4º Congresso Missionário Regional. “A alegria do Evangelho para uma Igreja em missão” foi o tema escolhido para este encontro que teve o intuito de trabalhar a realidade missionária no Regional Oeste I, fortalecer e incentivar, bem como, acolher o pedido do Papa Francisco para uma Igreja em saída.

30959224048_86a8eb2895_zA estrutura do evento contou com a participação de cerca de 426 pessoas que trabalharam na organização do congresso. Toda essa equipe trabalhou arduamente para acolher da melhor forma possível os 402 congressistas que vieram, a Naviraí, das mais diversas cidades do estado do Mato Grosso do Sul.

No primeiro dia houve a recepção de todas as dioceses do estado, seguido da celebração da Santa Missa, rezada na Catedral Nossa Senhora de Fátima, tendo sido presidida por Dom Ettore Dotti, bispo deste Igreja. O dia foi marcado por um cronograma de receptividade e de alegria. Após a Santa Missa, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande e referencial para a missão no Regional, Dom Mariano, proferiu uma palestra, onde ressaltou que Mato Grosso do Sul é território propício para a realização de missões, bem como lembrou dos quarenta anos de criação desse Regional Oeste I. Nos dias seguintes foi realizada uma programação intensa e produtiva, com oficinas, missões e também noites culturais, finalizando no domingo com o almoço.

44129472674_c193737b69_kUm dos pontos mais interessantes observado neste período de congresso é a visível pluralidade da Igreja que demonstra sua riqueza na perfeita unidade em torno dos Bispos reunidos em Naviraí. Irmão Sílvio da Silva, Secretário Executivo da CNBB no Regional Oeste 1, salientou: “Uma coisa bonita […] que está sendo muito forte neste congresso é que aqui a gente não vê as diferenças entre pastorais, movimentos e serviço, aqui é todo mundo missionário”.

O jovem Querlo Huest, que trabalhou na organização congresso, testemunhou sua alegria em poder, durante o evento, colocar a serviço da comunidade os seus dons, sendo que ele estava responsável por guiar os congressistas durante as missões por eles realizadas. É notável o empenho dos leigos e do clero de Naviraí na preparação deste 4º Congresso Missionário.

Ao voltarem para suas dioceses, os congressistas levam consigo uma ampla carga de conhecimentos, gerados pela participação deles nas diversas oficinas oferecidas pelo evento, bem como pelas partilhas e momentos em que puderam colocar em prática a realidade das missões.

Durante o encontro, Pe. Maurício Jardim, diretor nacional das POM, apresentou o vídeo institucional das POM e a proposta do Mês Missionário Extraordinário. O IV Congresso Regional Missionário, veio movimentar as águas missionárias do Regional Oeste 1, e deste movimento, nasceu a carta compromisso aprovada por unanimidade pelos congressistas.

Naviraí/MS, 23 de setembro de 2018.

Estimados irmãos e irmãs em Cristo,

O Regional Oeste 1 da CNBB, composto por sete dioceses, no território do Estado de Mato Grosso do Sul, reunido em seu 4º Congresso Missionário na cidade de Naviraí, de 20 a 23 de setembro de 2018, com seus representantes, bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, consagrados, vocacionados e leigos, apresenta em comunhão com as cinco urgências da CNBB, a saber:

Igreja em Estado Permanente de Missão
Igreja casa da Iniciação a Vida Cristã
Igreja lugar na animação bíblica da vida e da Pastoral
Comunidade de Comunidades
A Igreja a serviço da Vida Plana para todas
A alegria oriunda da reflexão sobre conteúdos e métodos a serem aplicados na vida cotidiana das nossas Igrejas, constatada a necessidade de maior cuidado para com a natureza, para que esta seja usufruída de modo sustentável e responsável, preservando os espaços dos povos originários e tradicionais; no que se refere a celebração da Iniciação à Vida Cristã, que esta dimensão seja uma celebração permanente da vida e missão, e que a celebração do Sacramento não seja seu fim último; que na Igreja Comunidade de Comunidades não se renove somente as estruturas, mas que ocorra também uma profunda mudança de mentalidade, navegando em águas mais profundas, lá onde estão os irmãos e irmãs, que ainda não se sentem acolhidos, e com essa atitude se transforme numa Igreja primeiramente discípula antes de ser missionária, e assim seus frutos serão uma verdadeira Conversão Pastoral e pessoal.

Por isso, queremos assumir como Igreja do Regional Oeste 1 o compromisso de, retomando as propostas do 3º Congresso Missionário de Três Lagoas, e acolhendo as intuições de todas as experiências vividas, das oficinas, bem como de seus respectivos missionários, aprofundar a dimensão da Igreja em Estado Permanente de Missão para o próximo quadriênio com a criação das Instâncias Missionárias: COMIDES e COMIPAS, como meio de animação de toda vida Pastoral das Dioceses e Paróquias.

Com o intuito de ser uma Comunidade sempre mais missionária, queremos enfrentar o desafio de ser:

Uma Igreja Samaritana e em saída, que acolhe todos os feridos da sociedade e anuncia a Alegria do Evangelho, constituída de homens e mulheres a caminho da SANTIDADE, que “é o rosto mais belo da Igreja” (Papa Francisco Gaudete et exultate, n. 9).

Com a intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira do Mato Grosso do Sul.

A Igreja envia-nos em missão.

43076560160_b238915d8b_k

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu