Reencontro de missionários da Amazônia

Entre os dias 14 e 19 de maio, cerca de 40 missionários e missionárias que atuam na Amazônia estarão reunidos no Centro Cultural Missionário/CCM, em Brasília. Promovido pela Comissão Episcopal para a  Amazônia/CEA da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB, Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil  e CCM, o grupo irá avaliar, partilhar experiências, estudar e projetar a atuação de futuros missionários para a  Amazônia.

Desde de 2009 a CEA e o CCM atuam na formação de missionários para a realidade amazônica, mas só  agora o reencontro, tão esperado, se torna realidade. “Sempre sonhamos realizar essa atividade, será uma experiência bastante diferente”, afirmou Ir. Irene Lopes, assessora da CEA e secretária executiva da REPAM Brasil. De acordo com a religiosa, missionários que atuam em diferentes frentes, seja junto aos indígenas ou nas cidades, estarão juntos partilhando ações, sonhos e desafios.

A programação do encontro prevê análise de conjuntura, com olhar especial para a Amazônia, avaliação das formações que tiveram antes de seguirem para as missões, estudo e contribuições com o Documento de Estudo 100 da CNBB “Missionários/as para a Amazônia, palestras e retiro”. Para Ir. Irene, o reencontro é uma oportunidade de enriquecer o projeto, com a ajuda dos missionários, e traçar novas metas para se continuar a investir na formação de padres, religiosos e leigos para a Amazônia. “A expectativa é de que o grupo partilhe o caminho realizado e nos ajude a suscitar novas congregações, novas pessoas que possam contribuir com a atuação missionária na Amazônia”, concluiu a religiosa.

mi5

Sínodo para a Amazônia
Na programação do reencontro estão previstas atividades do grupo com o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo (SP), presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia/CEA da CNBB. O cardeal faz parte do conselho que auxilia o papa Francisco na preparação do Sínodo para a Amazônia e participou da reunião no mês passado em Roma. O documento preparatório e de escuta às bases deve ser finalizado e enviado às dioceses até o final desse mês.

Outras notícias