Projeto Igrejas Irmãs no Regional Leste 2

A missão está no centro de toda a vida da Igreja. Buscando dar resposta aos desafios vividos pela Igreja local mais necessitada, está sendo discutido pelos Bispos referenciais da missão a ampliação e aprofundamento do Projeto Igrejas Irmãs. Diversos são os Regionais que assumiram este projeto, fortalecendo a colaboração missionária em toda a Igreja.

Apresentamos a experiência do Projeto Igrejas Irmãs do Regional Leste 2, dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo:

Juiz de Fora (MG) – Óbidos (PA)
– Há 5 anos, a arquidiocese de Juiz de Fora (MG) assumiu uma paróquia em Óbidos (PA). A arquidiocese envia padres, seminaristas e leigos a essa paróquia.
– Este ano, estão promovendo uma coleta solidária para enviar para essa paróquia.
– Foi criado um grupo, na arquidiocese, para pensar e elaborar melhor a parceria.
– Os seminaristas de teologia de Óbidos (PA) estudam no seminário de Juiz de Fora.

Itabira-Coronel Fabriciano (MG) – Prelazia do Marajó (PA)
– Na diocese há a equipe diocesana da Igreja Irmã, formada por um padre e alguns leigos, em sintonia com a equipe do COMIDI.
– Os nomes dos bispos são lembrados, todos os domingos, nas celebrações eucarísticas (Oração Eucarística) nas duas Igrejas: Itabira-Coronel Fabriciano (MG) e Prelazia Marajó (PA).
– Padres e leigos são enviados à Prelazia do Marajó (PA).
– A coleta solidária para a Igreja-Irmã é realizada nas paróquias (em todas as comunidades) da diocese, no 3º final de semana do mês de agosto. Parte da coleta fica na diocese para subsidiar envio de pessoas à Prelazia do Marajó e uma parte maior é destinada à Prelazia para as necessidades da mesma.

Vitória do Espírito Santo (ES) – Prelazia de Lábrea (AM)
– Há 45 anos, a arquidiocese de Vitória tem a Prelazia de Lábrea (AM) como Igreja Irmã.
– A arquidiocese elaborou o projeto da coleta solidária para colaborar efetivamente com as necessidades da Prelazia. A coleta é realizada no último domingo do mês de agosto, em todas as celebrações, e enviada à Prelazia.
– A Prelazia de Lábrea (AM) envia à Arquidiocese de Vitória projetos, especificando as suas demandas, que são atendidas através desse gesto fraterno.
– Essa ação fraterna e profética possibilitou alimentar as esperanças de uma Igreja em saída.

Projeto da Missão ad gentes
Juiz de Fora (MG) – Haiti (Missão ad gentes)
Existem vários projetos:
– Envio de voluntários: médicos, enfermeiros, engenheiros, etc.
– Grupo de empresários ajuda com o apoio financeiro
– “Apadrinhe uma criança”: cada doador oferece R$ 50,00 por criança por mês
Site do projeto com mais informações: www.missaojfhaiti.org

Conheça o projeto Igrejas Irmãs

Nascido em 1972, o projeto visa despertar a solidariedade entre as Dioceses e Regionais, onde aqueles que têm maiores recursos colaboram com os menos favorecidos, sendo que todas as dioceses, ainda que pobres, sempre podem contribuir em favor de outras mais pobres.

Importa ressaltar que já existia uma iniciativa anterior ao ano de 1972, que servia de paradigma. A Diocese de Caxias do Sul, RS, havia enviado, dois anos antes, os primeiros padres diocesanos para Dourados, MS.

Passados esses anos, há dioceses que desejam continuar e fortalecer esse modo de cooperação missionária, bem como outras dioceses estão dispostas a enviar missionários e formalizar o convênio com uma Igreja Irmã. Ainda há várias dioceses, não só da Amazônia, que pedem para que a sua necessidade de missionários seja considerada.

 

Outras notícias