Pequenos Reis Magos em ação na arquidiocese de Brasília

Pequenos Reis Magos em ação na arquidiocese de Brasília

É chegado o tempo do natal! Com belos cantos, anunciamos a chegada do menino Jesus!

Tempo do Natal, nascimento do menino Jesus, celebração do nascimento do nosso Salvador, um tempo de graças e bênçãos. Foi com esse espírito que a paróquia Maria Auxiliadora, na Arniqueira, na arquidiocese de Brasília (DF) anunciou a chegada do menino Jesus, por meio do Projeto Pequenos Reis Magos, guiados pela estrela. Movimento que reuniu as pastorais da criança, jovens, Pascom, vicentinos e catequese. Teve a participação de crianças e jovens vestidos como reis magos. Eles saíram pelas ruas da paróquia em missão para visitar as casas, anunciando a chegada de Jesus, com cantos, orações e abençoando as casas das famílias que abriram suas portas para os receberem.

IMG_2625

Nas visitas os Pequenos Reis Magos, além de rezar e cantar, pediram uma colaboração de qualquer valor, a ser enviada para crianças em situação de extrema pobreza em países como Guiné Bissau, Guatemala, Haiti e Moçambique.

Essa iniciativa começou na Alemanha, por volta do ano 1843, hoje conta com quase 12.500 paróquias que saem pelas ruas. Os recursos arrecadados são enviados integralmente à Pastoral da Criança que por sua missão ajuda outros países em várias partes do mundo.

No Brasil, essa iniciativa teve início em 2015 com as dioceses de Curitiba (PR) e João Pessoa (PB). Na arquidiocese de Brasília, a primeira experiência com os Reis Magos aconteceu esse ano de 2017, e apenas duas paróquias aceitaram essa bela missão e aderiram ao movimento, sendo elas São José Operário de Recanto das Emas e Maria Auxiliadora de Arniqueiras. E nesse primeiro ano da ação, já tem muitas histórias para contar sobre solidariedade, oração, fé, espírito missionário.

IMG_2626 1A comunidade foi sensibilizada a participar por meio de avisos nas missas, convites informais, comunicação no site da paróquia, redes sociais e apoio da Pascom para acompanhar as visitas.

Ana Cristina, Marcos Antônio, Guilherme e Rafael, relataram “estar muito felizes em receber a visita e por ser um período de alegria e reflexão sobre partilha e doação”.

Andreia, relatou que “é importante despertar esse espírito de solidariedade nas crianças, além de abençoar as casas e chamar atenção de seus vizinhos”. Valdeci, se emocionou ao comparar os pequenos Reis Magos com a Folia de Reis, que já é tradição em sua cidade. “Cheguei a me arrepiar ao falar dos santos Reis”, disse. Fátima e Francisco, coordenadores do CPP, também receberam a visita e relataram: “é preciso resgatar os valores e o verdadeiro espírito natalino, além de ajudar países pobres”. Jorgevan e Marcia, membros da Pascom, se mostraram generosos. “Estamos sempre à disposição no que precisarem e com as portas e o coração abertos para receber esse tipo de iniciativa”.

IMG_2218 1Foram visitadas aproximadamente 50 famílias durante esse primeiro ano e, nas missas do dia 24 de dezembro, os Reis Magos participaram das celebrações para abençoar e receber doações das famílias que não foram visitadas.
Graças à generosidades das famílias, a primeira experiência desse projeto conseguiu arrecadar um o montante de R$ 7.294,00, que foi depositado na conta da Pastoral da Criança internacional.

Todo esse movimento aconteceu pela acolhida do Projeto pelo pároco, o padre Jomelito Melo, que também animou, incentivou e acompanhou os Reis Magos em algumas visitas. “Esse projeto foi uma Graça de Deus para nossa comunidade, pois ajudou as crianças a refletirem sobre a importância de serem verdadeiros missionários do amor e da caridade, pois não só anunciaram Jesus com as orações e bênçãos das famílias, mas ajudaram situações de pobreza em países que necessitam de nossa caridade”, disse o pároco. Ele avalia que essa primeira ação foi um sucesso e que será um propagador em toda a arquidiocese dessa grande obra de evangelização e caridade.

IMG_2631

Com informações Pascom da paróquia Maria Auxiliadora

Deixe uma resposta comment1 Comentário
  1. janeiro 04, 10:19 FATIMA SALES

    muito bonito a missão da infancia e adolescencia missionaria . quando houver um encontrao aqui em Salvador – Bahia gostaria de levarminha turma de pre -adolescentes para participar.

    reply Reply this comment
mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu