Congresso de Seminaristas: Batizados e enviados

Por Pe. Maurício da Silva Jardim*

WhatsApp Image 2019-07-10 at 20.17.11Estamos na terceira edição do Congresso Missionário Nacional de Seminaristas que segue refletindo a identidade missionária de cada batizado, dando destaque ao missionário presbítero. Nesta edição, ganhamos maior impulso eclesial com a feliz coincidência de duas convocações do Papa Francisco: O Mês Missionário Extraordinário e o Sínodo para Amazônia, ambos em outubro de 2019. Dois grandes eventos em chave missionária com a intencionalidade segundo o Papa, “pôr a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar. Porque sem alegria não se atrai ninguém”.

O tema deste congresso, batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo, está em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário que tem objetivo de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja e colocar a missio ad gentes no seu coração. Todas atividades deste Mês Missionário Extraordinário estão sendo ocasião de aprofundar a compreensão da missio ad gentes, bem como pautar sobre sua relevância ainda hoje para a Igreja e para o mundo.

Somos enviados em missão no mundo como destaca a temática deste congresso e do Mês Missionário Extraordinário. A fé cristã, a graça e os sacramentos não nos tiram do mundo e não nos livram das cruzes do cotidiano. A colaboração na Missão de Deus é no mundo com suas sombras e luzes. A espiritualidade fuga mundis segue na contra mão da encarnação e do mistério pascal. Jesus com sua proximidade e misericórdia incidiu na transformação das realidades que mais “necessitavam da luz do Evangelho”.

Desejo que este tempo de graça que iremos percorrer nos ajude recuperar nossa identidade missionária que não se reduz a algumas horas do dia, mas está na ordem do ser: Na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, o papa chega a afirmar: “Não é que a vida tenha uma missão, mas a vida é uma missão (GEx, 37).

Declaro aberto este 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas e que Deus nos ilumine neste caminho missionário.

* Diretor das POM no Brasil

Outras notícias