Pastoral da Saúde promove formação em Moçambique

Pastoral da Saúde promove formação em Moçambique

Na missão do Regional Sul 3 em Moma, o acompanhamento das pastorais paroquiais de Larde e Micane garante o fortalecimento da Igreja Ministerial proposta pela Arquidiocese de Nampula.

Um dos grandes diferenciais da Igreja de Moçambique e de maneira especial da Arquidiocese de Nampula é a presença e participação efetiva dos leigos nas comunidades e zonas pastorais. As paróquias e cada pastoral são animadas por leigos e leigas comprometidos e responsáveis, que não medem esforços para garantir o anúncio do Evangelho em cada ministério.

m1Consciente desta presença fundamental, a missão mantida pelo Regional Sul 3 da CNBB em Moma tem como um dos seus principais objetivos garantir uma formação integral e qualificada para estas lideranças, tanto no que diz respeito à sua pastoral específica quanto em relação a fé e aos ensinamentos e práticas do Evangelho.

Nas paróquias de Micane e Larde, que juntas somam cerca de 150 comunidades, a evangelização acontece através de 11 ministérios: catequese, jovens, educação, liturgia, vocações, mamas, ritos de iniciação feminino e masculino, família, justiça e paz e saúde. Na última semana, de 13 a 17 de agosto, foi a vez da Pastoral da Saúde receber a segunda formação do ano.

m2Com mais de 80 participantes, os encontros foram assessorados pela irmã Beatriz Lazzaron, do Imaculado Coração de Maria. Além de ser enfermeira, Ir. Beatriz trabalha com medicina tradicional, com ênfase no cuidado integral do corpo e da mente. “Sempre é preciso destacar os pilares que garantem uma saúde de qualidade: boa alimentação, higiene e bom tratamento, especialmente com remédios naturais que utilizam o mínimo possível de químicos”, destaca ela.

Nas formações, a religiosa trabalhou a função do promotor de saúde, ressaltando a importância de o animador conhecer bem as pessoas da sua comunidade e as doenças com maior incidência no local, tendo sempre como prioridade a prevenção. Além disso, para proporcionar uma experiência prática aos participantes, irmã Beatriz produziu com os animadores remédios para dor de ouvido, pomadas para feridas e para dores, além de xaropes para asma e para tosse.

m3Adolfo José, animador paroquial da Pastoral da Saúde de Micane, relata que o encontro foi muito bom: “Esta formação nos fez saber muitas coisas que não tínhamos conhecimento e outras que ainda tínhamos dúvida. Desejo que a paróquia mantenha sempre este trabalho e esta preocupação com a Pastoral da Saúde”, afirmou. Para ele, é fundamental que a experiência vivida pelos animadores nas paróquias seja transmitida às zonas pastorais e comunidades: “Temos o desafio de fazer estas formações nas nossas comunidades, para mais pessoas poderem conhecer sobre a necessidade de prevenção e cuidado com a saúde”, finalizou.

Atualmente, o Projeto Igrejas Solidárias Moçambique conta com a presença de duas leigas e dois padres, que integram a equipe missionária do Regional Sul 3 da CNBB em Moma. No próximo ano, o Projeto irá celebrar 25 anos de presença em terras moçambicanas.

Por Victória Holzbach, Jornalista, Missionária em Moma, Moçambique

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu