A alegria do Evangelho “faz novas todas as coisas”

A alegria do Evangelho “faz novas todas as coisas”

“O cristão é um homem e uma mulher de alegria, com coração cheio de alegria. Não pode existir um cristão sem alegria!

O tema do segundo dia da Novena Missionária é: A alegria do Evangelho “faz novas todas as coisas” (Ap 21, 5). Além de rezar e refletir o tema do nosso encontro, estamos também nos preparando para o 5º Congresso Americano Missionário (CAM 5), a ser realizado na Bolívia, de 10 a 14 de julho de 2018.

Olhando para a vida
L 1: O Evangelho é a Boa Notícia que Jesus revelou a toda a humanidade. O papa Francisco não se cansa de nos ajudar a compreender, que o Evangelho alegra e dá sentido à nossa vida e missão.

L 2: Aline participa do Grupo Bíblico na comunidade Nossa Senhora de Nazaré. Ela ouviu falar que, em muitas comunidades, sobretudo na Amazônia, não tem missa todos os meses, mas os ministros animam a Celebração da Palavra de Deus.

Acesse e baixe aqui todos os materiais da Campanha Missionária 2017

L 3: André perguntou ao animador do Grupo: basta ouvir a Palavra?

“Não basta alimentar-se com a Palavra de Deus”, respondeu o animador. “O ideal é alimentar-se das duas mesas, da Palavra e da Eucaristia”.

L 1: Luiz participa da comunidade que tem missa todas as semanas. Ao saber dessa realidade, perguntou: o que falta para que todos tenham Celebração Eucarística?

L 2: Maria José respondeu: “faltam padres para evangelizar e celebrar a Eucaristia, não somente no Brasil, mas em muitos países do mundo”.

L 3: O Brasil tem cerca de 25.000 padres. A maioria está concentrado no Sudeste. Há carência de padres na Região Amazônica, no Centro-Oeste e no Nordeste. Entretanto, a Igreja no Brasil também precisa cooperar, enviando missionários presbíteros para outros países onde a necessidade é ainda maior.

Carlos contribuiu dizendo: “os ministros da Palavra são pessoas preparadas para ajudar a comunidade na Celebração. Mas precisamos intensificar nossas orações para que surjam mais vocações missionárias, pessoas dispostas a partir além-fronteiras, padres, religiosos, diáconos e leigos”.

Assista ao DVD da Campanha Missionária, 2º Dia.
Como anunciar a alegria do Evangelho hoje?

L 1: A Pontifícia União Missionária coordena várias iniciativas de formação missionária para seminaristas e presbíteros. A finalidade é formar padres disponíveis para a missão em regiões mais carentes. No intuito de fazer com que a missão esteja no coração dos futuros presbíteros, os seminaristas contam com os Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises).

L 2: Irmã Beatriz lembrou que, preocupado com a missão da Igreja no mundo, o papa Francisco escreveu uma carta a todos os cristãos, na qual afirma que: “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus” (EG 1).

O papa Francisco apresenta, também, as características de uma Igreja com rosto verdadeiramente missionário: próxima, aberta, capaz de sair de si para ir ao encontro das pessoas, por caminhos novos, como profecia para a sociedade. Este movimento de saída renova a nossa vida e revitaliza a Igreja.

Testemunho
Vale a pena recordar as sábias palavras do papa Francisco. Ele mostra que o bilhete de identidade do cristão é a alegria. “Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos” (EG 1). Assim Francisco inicia a sua carta “A alegria do Evangelho”. E ele continua insistindo em seus discursos. “O cristão é um homem e uma mulher de alegria, com coração cheio de alegria. Não pode existir um cristão sem alegria! Quando em nossas paróquias, em nossas comunidades, nas nossas instituições encontramos pessoas que se dizem cristãos e são tristes, há algo errado. Devemos ajudá-los a encontrar Jesus, a tirar a tristeza, para que possam viver a alegria típica do Evangelho de Jesus”. (Missa na Casa Santa Marta, 23 de maio de 2016). “Desde os primórdios do cristianismo, a alegria é uma força de resistência mais eficaz que os antidepressivos da farmácia” (cfr. EG 263).

Compromisso
A alegria do Evangelho “faz novas todas as coisas” (Ap 21,5). Isso não significa que nossa vida será um “mar de rosas”, mas que podemos enfrentar as dificuldades com fé, coragem e esperança. Para que a alegria do Evangelho contagie a todos, qual é o compromisso que vamos assumir? (Deixar tempo para partilhar).

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu