Nova edição do SIM destaca Sínodo para a Amazônia

Nova edição do SIM destaca Sínodo para a Amazônia

A revista SIM é distribuída para cadastrados em todo o Brasil e também está disponível para acesso on line.

Este foi um ano bem especial para a animação e o fortalecimento do dinamismo missionário em todo o Brasil. Em maio, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, foi aprovado o Programa Missionário Nacional, em comunhão com as Diretrizes da Ação Evangelizadora do Brasil. Durante o mês de outubro, a partir da convocação do Papa Francisco, vivemos o Mês Missionário Extraordinário, para brotar e despertar, em medida maior, o chamado à missão ad gentes em toda a Igreja.

SIM N03 - WebAinda no mês de outubro, vivemos a feliz coincidência do mês missionário ser celebrado junto com o Sínodo para a Amazônia, reunindo cardeais, bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas aos povos originários da Amazônia, com o Papa Francisco, na cidade de Roma.

Essa experiência sinodal marcou o “caminhar juntos” e tem destaque nesta edição do SIM. A fase de escuta envolveu, diretamente, 87 mil pessoas de 120 povos distintos em 280 eventos, todos levados ao seio das Igrejas Locais dos nove países da região Amazônica. O chamado à conversão foi um dos destaques da assembleia sinodal. O documento final se estrutura em cinco capítulos que nos convoca à conversão Integral.

A edição apresenta ainda a partilha de 25 anos de existência do Projeto Igrejas Irmãs entre o Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) e a Arquidiocese de Nampula, em Moçambique. A atuação dos mais de 60 missionários enviados a Moçambique, nestas décadas, sempre se preocupou em estar inserida na vida do povo, buscando compreender sua organização social e comunitária e valorizar as lideranças locais.

No encerramento deste ano, a Pontifícia Obra da Propagação da Fé faz uma análise dos desafios e atividades da Obra. Também é destaque o lançamento de dois novos subsídios de formação. A Infância e Adolescência Missionária lança o novo Subsídio para Assessores da IAM, completamente reformulado, com um total de dez temas em um box super prático para ser usado. A Pontifícia União Missionária editou o primeiro volume da coleção “Itinerário de formação missionária” com o objetivo de ajudar no aprofundamento da consciência da missão.

Com o coração repleto de gratidão, chegamos em dezembro na expectativa de termos contribuído para o nascimento de Cristo no coração de cada leitor, leitora, missionário e missionária. Que esta edição do SIM seja a oportunidade de dar graças por tudo o que vivemos juntos como Pontifícias Obras Missionárias. Boa leitura!

Acesse a nova edição do SIM on line

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu