Multiplicadores da IAM realizam formação em Brasília

Durante os dias 27 a 31 de janeiro estarão reunidos em Brasília, na sede das Pontifícias Obras Missionárias, assessores e assessoras de todas as regiões do país para participar do Curso de Multiplicadores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O objetivo é vivenciar um processo de formação integral, capacitando para a formação de novos assessores e multiplicadores da IAM nas regiões.

A formação conta com a participação de 40 assessores de todas as regiões do Brasil. Até a próxima sexta serão estudados os temas referentes ao carisma e organização da IAM, aprofundando questões como o processo formativo e a vida de grupo, metodologia, missão e espiritualidade missionária.

20200128_103034Pe. Vagner Aparecido Alves, da Diocese de Toledo (PR), lembra que a IAM em sua caminhada vocacional foi fundamental. “Fui criança da Infância e Adolescência Missionária e como padre sigo assessorando os grupos em minha diocese. A motivação para estar aqui nesta formação é para buscar aprofundar o conhecimento, estudar as diretrizes, podendo fazer com que esse trabalho em nossas comunidades possa ter esse mesmo entusiasmo e assim caminharmos juntos com todo o Brasil”, destacou Pe. Vagner.

20200128_103357Atuando há 20 anos na IAM, a assessora Cris Rover, de Joinville (SC), lembra que iniciou como mãe, pois sua filha era participante da IAM. Depois de um tempo foi convidada para ser assessora e se apaixonou pela Obra. “Esta formação de multiplicadores será um novo impulso para nós assessores da IAM por estamos aqui em contato com tantas culturas novas e poder multiplicar para todas as nossas dioceses, paróquias e comunidades, dando um novo ânimo para as crianças e adolescentes”, destacou a assessora.

20200128_102653Denise da Paixão, assessora da Diocese de Uruaçu (GO), recebeu o convite para estar na formação com a intenção de poder melhor trabalhar com as crianças. “Quero levar mais desempenho, amor e encorajamento, pois chega em um momento da caminhada que vamos desanimando. Essas formações colaboram para voltarmos motivados para intensificar a atuação junto às crianças, protagonistas principais da missão nesta Obra”, destacou Denise.

IAM no Brasil

A IAM no Brasil é presente em centenas de dioceses, de todos os Regionais do Brasil, e ajuda a concretizar o pedido do Papa Francisco em sermos uma Igreja em saída, procurando sempre viver o carisma da Obra de “tornar Jesus conhecido e amado” onde “crianças ajudam e evangelizam e adolescentes ajudam e evangelizam adolescentes”.

São mais de 6 mil grupos espalhados pelo país, contemplando uma imensa diversidade cultural. A Obra tem uma história de 176 anos de missão no mundo, estando presente em diversos países. O carisma de “rezar uma Ave-Maria por dia e doar uma moedinha por mês” colabora com a animação missionária no mundo todo.

Segundo dados enviados por grupos de 150 dioceses de todo o Brasil, foi arrecadado no ano de 2019 um total de R$ 108.636,57. Esse valor é fruto dos sacrifícios de centenas de crianças e adolescentes que fazem a sua doação em favor de outras crianças e adolescentes no mundo.

 

Outras notícias