Missionários estrangeiros começam curso de iniciação à missão

Missionários estrangeiros começam curso de iniciação à missão

A formação teve início no último dia 29 de janeiro e se estende até o dia 28 de abril deste ano.

de Jaime C. Patias

Começou no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), o 117º Curso de Iniciação à missão no Brasil para missionários recém-chegados do exterior. A formação teve início no último dia 29 de janeiro e se estende até o dia 28 de abril deste ano.
Nesta 117ª edição do curso promovido pelo Centro de Formação Intercultural (Cenfi), participam sete missionários e missionárias de seis países: Coreia do Sul, Camarões, Benin, Haiti, Índia e Papua Nova Guiné. Eles pertencem às DSC_0024congregações do Verbo Divino, Sacerdotes de São Tiago, Irmãs de São Paulo de Chartres, Irmãs da Providência de GAP e do Pontifício Instituto das Missões (PIME).

O Cenfi é uma das atividades do CCM que este ano tem novo secretário executivo, o padre Jaime Luiz Gusberti. Ele fala de suas expectativas diante do primeiro trabalho na casa. “Estou chegando e espero, com a graça de Deus e a equipe de coordenação do Cenfi, poder ajudar estes missionários e missionárias a se encantarem cada vez mais pela missão, como ‘Igreja em saída’, tendo como centro a pessoa de Jesus Cristo Missionário do Pai. Entendendo que missão não é uma tarefa a ser realizada, mas uma vida a ser vivida, doada, gasta na construção do Reino de Deus. Há mais alegria em servir do que em ser servido”.

Seguindo sua inspiração inicial, hoje, esse curso, consta de três propostas: aprendizagem sistemática da língua portuguesa; estágio em casas de famílias; e introdução sobre a sociedade, as culturas e a caminhada da Igreja no Brasil.
O Cenfi existe há mais de 50 anos, tendo começado em 1960 em Anápolis (GO) com os franciscanos menores e pelo Monsenhor Ivan Illich. Já passaram pelo Cenfi mais de 4 mil missionários estrangeiros que atuam ou atuaram no Brasil.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu