Missão Sem Fronteiras: juventude divulga carta-compromisso

Missão Sem Fronteiras: juventude divulga carta-compromisso

“Deus não faz distinção entre as pessoas” (Rm 2, 11)

Nós da Juventude Missionária, reunidos na cidade de Contagem, Minas Gerais, nos dias 04 a 13 de janeiro de 2019, vivenciamos a IV Missão Sem Fronteiras, tendo como tema “Superando a violência” e o lema “Deus não faz distinção entre as pessoas” (Rm 2,11). Estiveram presentes 120 missionários, entre eles: jovens, famílias missionárias, padres e religiosas de diversos estados do Brasil, além do Paraguai e da Guatemala. A Missão foi acolhida pela Paróquia de São Domingos, no bairro Nova Contagem, que é cuidada pastoralmente pela Congregação dos Missionários Combonianos.

msf1Durante esses dias, nos encontramos com diversas realidades situadas nas periferias urbanas das cidades de Contagem e Esmeraldas, onde fizemos a experiência do encontro com Jesus Cristo na vida de cada pessoa das 12 comunidades visitadas. Nesse contexto, experienciamos os desafios das duras realidades como a violência, o tráfico de drogas, a prostituição, a pobreza e a inexistência de políticas públicas (educação, saúde, segurança, saneamento…).

Iluminados pelo tema e o lema da Missão, vivenciamos junto às comunidades momentos de profundo diálogo com diversas denominações cristãs e não cristãs, levando-nos a compreender que esse diálogo é um caminho para a comunhão nos fazendo superar o egoísmo que gera a violência e nos impede de partilhar a vida, tornando nossa espiritualidade vazia. Percebemos que o caminho da paz se faz com justiça e o reconhecimento de que todos somos irmãs/irmãos, filh@s do mesmo Pai.

msf3Crentes disso, e conscientes de que somos enviados pelo nosso batismo, sentimo-nos impelidos a sair do nosso comodismo para nos comprometer com as situações de nosso povo que clama por justiça, paz, igualdade e dignidade. Atentos aos sinais dos tempos e instigados por nossa fé e pelas realidades encontradas, nos comprometemos a fortalecer nos grupos de nossas comunidades o carisma missionário, indo ao encontro das pessoas esquecidas e descartadas de nossa sociedade.

Que a Mãe Aparecida, primeira discípula missionária, nos abençoe, acompanhe e seja nossa inspiração.
Jovens missionários, sempre solidários.

Nova Contagem, Contagem, Minas Gerais aos 14 dias do mês de Janeiro.
Festa do Batismo de Nosso Senhor.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu