Missão no Piauí reúne seminaristas, padres e bispos

Missão no Piauí reúne seminaristas, padres e bispos

Ação evangelizadora tem por objetivo confrontar os seminaristas e padres com a realidade missionária do Piauí de norte a sul

As paróquias Nossa Senhora Divina Pastora, Nossa Senhora de Fátima e São Gonçalo, na diocese de Bom Jesus do Gurguéia ao Sul do Piauí se preparam para acolher a próxima edição do projeto missionário “De Coração a Coração”. Essa ação evangelizadora tem por objetivo confrontar os seminaristas e padres com a realidade missionária do Piauí de norte a sul, que apresenta um contexto geográfico, social, cultural e religioso vasto e diversificado. A missão tem início nesta quarta-feira, dia 03 de janeiro e se estende até o dia 28.

A iniciativa deve reunir representantes de sete dioceses do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) e representantes do Comise Norte 1 (Amazonas e Roraima), do seminário Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre (RS) e contará com a participação especial do presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias e do presidente do Conselho Missionário Regional (Comire), dom Eduardo Zielski, além de padres No Coração do Piauíformadores do Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus do Regional NE 4, padres e bispo da diocese de Bom Jesus.
Conforme explica o seminarista Zorenilton Tavares, coordenador da missão, a programação incluirá celebrações, palestras, visitas às comunidades urbanas e rurais, momentos culturais, além da convivência nas famílias onde os missionários ficarão hospedados.

A formação missionária é, o “princípio unificador de todo o processo formativo” (Doc. 93 da CNBB, 300). “É iluminado por essa convocação da Igreja à missão que nós seminaristas propomos participar da experiência missionária na diocese de Bom Jesus do Gurgueia. Sabemos que o Nordeste é uma terra de cultura fértil e rica e, acima de tudo, um rincão missionário, portanto, pode oportunizar uma dinâmica e enriquecedora experiência missionária aos seminaristas, despertando em nós uma profunda ligação com as causas da missão e fortalecendo a cooperação missionária para a Amazônia” relata o seminarista Carlos representante do Comise Labonté do Regional Norte 1. “A expectativa é que seja um tempo oportuno para um profundo encontro com Cristo a partir do encontro a cada pessoa que iremos encontrar durante esse mês de janeiro”.

Para o bispo diocesano de Bom Jesus Dom Marcos Tavoni, “os seminaristas que participarão desse período de missão trazem na bagagem muitas boas experiências, enriquecedoras para a caminhada de formação, para o modelo de padre Missionário e pastor que aponta o Documento de Aparecida e que tanto exorta o papa Francisco, ao dizer: Precisamos de uma Igreja em saída”. A comunidade diocesana está muito contente e aguarda os missionários com muitas expectativas rezando pelo bom êxito da missão.

A jovem Gil Rodrigues da cidade de Gilbués, líder de comunidade integra a equipe de acolhida da missão. “Que seja um tempo de aproximação com o Cristo que deve nascer em cada Natal em nossos corações. Os missionários serão muito bem-vindos em nossas comunidades, hospitais, escolas, estamos aguardando ansiosos pela chegada dos missionários em nossas casas”, afirmou a jovem.

Para dom Esmeraldo, “a iniciativa deve formar missionários presbíteros não somente para a região do Nordeste, mas para outras regiões do Brasil”. Ao tempo em que aponta o itinerário metodológico da missão a partir do próprio “Cristo que foi e é o missionário do Pai que ia de vila em vila, de povoado em povoado, de cidade em cidade e que em muitas casas entrou, que ele nos acompanhe, na certeza de que o Espírito Santo já está agindo na vida de cada comunidade e das pessoas que irão nos acolher em janeiro”.

A missão é feita sobretudo de oração de espiritualidade, e é exatamente isso que esperamos de todas as pessoas de boa vontade.

Padre José Raimundo Dantas, diretor espiritual do seminário, pede orações. “Contamos com as orações de todos, para que seja um tempo de um profundo encontro com Cristo. Rezemos ainda para que os seminaristas possam fazer desses dias missionários um fraterno encontro e reencontro da família cristã. Com os votos de um feliz ano novo, aguardamos o dia de partirmos em missão”, complementa o padre.

Com informações da Missão no Coração do Piauí

Deixe uma resposta comment1 Comentário
  1. janeiro 03, 21:25 Amélia da Solidariedade Bezerra deCastro

    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Desejo a todos uma Santa missão, onde todos os projetos serão realizados com grande éxito. Conte com minhas orações.

    reply Reply this comment
mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu