Missão Moçambique: rodas de conversa com as famílias de Moma

Missão Moçambique: rodas de conversa com as famílias de Moma

Ao completar um ano, o projeto de alfabetização e reforço escolar desenvolvido pela equipe missionária em Moma oportuniza às famílias envolvidas oficinas sobre cuidados com a saúde e com o ambiente.

Atenta à precariedade da educação em Moçambique, a equipe missionária de Moma iniciou em junho de 2016 o projeto Murima Wa Mwana (Coração de Criança). Desde então, a iniciativa se destaca como uma importante alternativa de promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes da Vila de Moma.

Oficinas murima (1)As aulas, que acontecem três vezes por semana, integram atualmente 53 alunos de 03 a 13 anos. O projeto é desenvolvido com o apoio da comunidade local, através de voluntários educadores e com a parceria com o Corpo da Paz. A partir deste trabalho conjunto, nasceu a ideia de integrar também as famílias dos acompanhados, em rodas de conversa sobre cuidados com a higiene e saúde.

Rita de Cássia Patron Bandera é leiga missionária e integra a equipe de Moma desde janeiro deste ano. Responsável pelo acompanhamento do projeto, ela ressalta que a partir desta iniciativa, o Murima Wa Mwana tem a oportunidade de chegar mais perto das famílias acompanhadas. “A cada oficina podemos presenciar a alegria de nossas crianças que junto com seus pais podem trocar experiências e trazer as suas contribuições e questionamentos”, salienta Rita. Para ela, estes encontros proporcionam “um bate-papo informativo e prazeroso, considerando a cultura local e os costumes de cada família”.

Oficinas murima (2)Um dos diferenciais das oficinas é a participação e o envolvimento dos voluntários do projeto, que atuam e preparam com compromisso cada encontro, acompanhados pela equipe missionária. Nos últimos meses, os temas trabalhados foram saúde bucal e prevenção da malária. Já as próximas, debaterão higiene pessoal e nutrição.

Mãe de quatro alunos do Murima Wa Mwana, Muazena Alberto relata que se sente feliz pela oportunidade que os filhos têm em reforçar seus aprendizados no projeto. Além disso, ela avalia as oficinas com as famílias de maneira muito positiva. “Sempre nos ajudam muito. Na conversa sobre malária, por exemplo, levaram algumas plantas que podemos cozinhar ou queimar para servir como repelente”, comenta ela. Já Sônia Agostinho tem três crianças no projeto e diz: “gosto muito de participar destas conversas e saber como é importante escovar os dentes, prevenir a malária e ter higiene. Recolhemos boas informações mesmo”, finaliza Sônia.

Projetos Sociais
A missão promove também outras iniciativas, nascidas da preocupação com os contextos econômicos, culturais, educacionais e políticos de Moçambique e, especialmente, de Moma e Micane.

Oficinas murima (4)Um destes projetos é a Biblioteca Comunitária Watana. Espaço de acolhida e estudo para os jovens da vila de Moma, o local disponibiliza livros e um ambiente para estudo. A Biblioteca funciona com o apoio de 8 voluntários e já conta com cerca de 1400 cadastros de alunos e professores das escolas de Moma.

Buscando alternativas de autonomia econômica e serviços com qualidade e preço justo às comunidades de Moma e Micane, a equipe acompanha também uma Associação de Fotocopiadoras, que conta atualmente com três unidades. Estes empreendimentos, além de oferecerem o serviço de fotocópia à comunidade, também trabalham com a comercialização de materiais escolares, buscando um preço justo e proporcionando o acesso da comunidade a estes utensílios. Além disso, são também alternativas para gerar e agregar renda a estas famílias, que vivem basicamente do cultivo de pequenas lavouras.

Por Victória Holzbach
Jornalista, Missionária em Moma

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu