Missão da IAM na Diocese de Caicó (RN)

Missão da IAM na Diocese de Caicó (RN)

Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, distante 45 km de sua Diocese, Caicó, sediou nos dias 29 e 30 de setembro a 4° Missão Diocesana da Infância e Adolescência Missionária, reunindo cerca de 210 crianças e adolescentes, entre esses participantes, assessores e coordenadores paroquiais de várias cidades da Diocese.

q1Conduzidos pelo espírito missionário despertado por Cristo e primícias da igreja convidada pelo Papa Francisco, a Infância e Adolescência Missionária, que neste ano de 2018 completa 175 anos de fundação, trazia como tema da missão: IAM EM MISSÃO, FAZENDO DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS PARA O MUNDO, movimentou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Jardim do Seridó. O evento contou com a presença de missionários de várias cidades que também vivem a dinâmica de missão da IAM, entre essas, Caicó, Santana do Seridó, Currais Novos, Jardim de Piranhas, Parelhas, Cerro Corá, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas e da própria Jardim do Seridó.

q11Foram dias de intensiva preparação para que tudo desce certo, à frente as irmãs Rosângela Macedo e a Ir. Conceição Batista, Coordenadoras Diocesana da IAM, na Diocese de Caicó. Ir. Conceição Batista , religiosa da congregação das Irmãs dos pobres de Santa Catarina de Sena, incansavelmente trabalhou junto a comunidade de Jardim do Seridó. Os desafios e percalços eram vividos intensamente como um verdadeiro missionário de Cristo, foram assim diversas reuniões, preparações, convites, formações, e noites de trabalho, afim de tudo sair dentro dos conformes e corretamente aos olhos de Deus. Com o delinear do tempo várias equipes com paroquianos eram formadas, grupos de animação com os jovens do EJC (Encontro de Jovens com Cristo), JM (Juventude Missionária) e coordenadores e assessores da IAM, grupo de preparação de refeições com os casais do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e ministros da Eucaristia, credenciamento com os catequistas, grupo de famílias acolhedoras, de assistência geral, de fabricação de adereços e todos com imenso apoio das demais religiosas da Comunidade das Irmãs dos pobres, e dos Padres Emanuel e Stanley, Pároco e Vigário respectivamente.

q12A missão começou no sábado 29 de setembro pela manhã, havendo missa de envio, após a missa aconteceu o hasteamento da bandeira da IAM e em seguida iniciou-se a missão em alguns setores da cidade ainda pela manhã, destacando-se a visita ao abrigo, um dos momentos mais marcantes dos missionários segundo os que viveram o momento. Disse Amanda Magna, da cidade de Jardim de Piranhas: “Foi maravilhosa, tive a sorte de ir no abrigo, sempre quis ir”. Na parte da tarde as crianças e adolescentes se reuniram nos bairros que estavam hospedados e com ajuda dos missionários da cidade fizeram missão aos arredores, tendo vivido momentos muito lindos de imenso amor de Deus para com o outro, e descobrindo o verdadeiro sentido do ser cristão. A noite foi marcada por um momento de socialização, onde foi apresentado um belíssimo espetáculo no patamar do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, que contou a história da IAM pelo mundo, nos seus 175 anos, em um belo musical com o tema: “IAM, 175 ANOS DE EXPRESSÃO DE UNIVERSALIDADE MISSIONÁRIA.”

No segundo dia de missão os grupos se dividiram, e alguns dos missionários foram experienciar a missão na zona rural da cidade, os demais fizeram missão no Centro, sendo ambas as experiências muito boas segundo os próprios missionários. Após o retorno de todos, houve a avaliação, o almoço, a despedida, e a revelação da próxima cidade que sediará a 5° MIDIAM, sendo esta a cidade Jardim de Piranhas, pertinho de Caicó.

q6Disse a Ir. Conceição: “Superou as expectativas daquilo que a gente esperou que fosse, até mesmo no número de inscritos, achei muito importante a participação das paróquias, a integração, a amizade, e os espírito missionário dos participantes que não se abateram diante do sol quente, além disso o desejo de fazer o bem às pessoas que foram visitadas.”

Por fim, redemos graças a Deus pela sua imensa bondade e misericórdia a qual nos acompanhou a cada instante. Que Ele nos dê sempre a coragem e a ousadia de ser no mundo testemunho vivo do nosso ser cristão e assim fortalecidos na fé e com sua graça possamos fazer a cada momento de nossas vidas um ato de entrega a serviço do Reino por uma igreja em saída. E que a experiência vivida pelas nossas crianças e adolescentes desperte cada vez mais o espírito missionário em seus corações. E assim faça valer em suas vidas o chamado de Cristo: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16,15)

q8

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu