Missão da IAM na Diocese de Caicó (RN)

Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, distante 45 km de sua Diocese, Caicó, sediou nos dias 29 e 30 de setembro a 4° Missão Diocesana da Infância e Adolescência Missionária, reunindo cerca de 210 crianças e adolescentes, entre esses participantes, assessores e coordenadores paroquiais de várias cidades da Diocese.

q1Conduzidos pelo espírito missionário despertado por Cristo e primícias da igreja convidada pelo Papa Francisco, a Infância e Adolescência Missionária, que neste ano de 2018 completa 175 anos de fundação, trazia como tema da missão: IAM EM MISSÃO, FAZENDO DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS PARA O MUNDO, movimentou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Jardim do Seridó. O evento contou com a presença de missionários de várias cidades que também vivem a dinâmica de missão da IAM, entre essas, Caicó, Santana do Seridó, Currais Novos, Jardim de Piranhas, Parelhas, Cerro Corá, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas e da própria Jardim do Seridó.

q11Foram dias de intensiva preparação para que tudo desce certo, à frente as irmãs Rosângela Macedo e a Ir. Conceição Batista, Coordenadoras Diocesana da IAM, na Diocese de Caicó. Ir. Conceição Batista , religiosa da congregação das Irmãs dos pobres de Santa Catarina de Sena, incansavelmente trabalhou junto a comunidade de Jardim do Seridó. Os desafios e percalços eram vividos intensamente como um verdadeiro missionário de Cristo, foram assim diversas reuniões, preparações, convites, formações, e noites de trabalho, afim de tudo sair dentro dos conformes e corretamente aos olhos de Deus. Com o delinear do tempo várias equipes com paroquianos eram formadas, grupos de animação com os jovens do EJC (Encontro de Jovens com Cristo), JM (Juventude Missionária) e coordenadores e assessores da IAM, grupo de preparação de refeições com os casais do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e ministros da Eucaristia, credenciamento com os catequistas, grupo de famílias acolhedoras, de assistência geral, de fabricação de adereços e todos com imenso apoio das demais religiosas da Comunidade das Irmãs dos pobres, e dos Padres Emanuel e Stanley, Pároco e Vigário respectivamente.

q12A missão começou no sábado 29 de setembro pela manhã, havendo missa de envio, após a missa aconteceu o hasteamento da bandeira da IAM e em seguida iniciou-se a missão em alguns setores da cidade ainda pela manhã, destacando-se a visita ao abrigo, um dos momentos mais marcantes dos missionários segundo os que viveram o momento. Disse Amanda Magna, da cidade de Jardim de Piranhas: “Foi maravilhosa, tive a sorte de ir no abrigo, sempre quis ir”. Na parte da tarde as crianças e adolescentes se reuniram nos bairros que estavam hospedados e com ajuda dos missionários da cidade fizeram missão aos arredores, tendo vivido momentos muito lindos de imenso amor de Deus para com o outro, e descobrindo o verdadeiro sentido do ser cristão. A noite foi marcada por um momento de socialização, onde foi apresentado um belíssimo espetáculo no patamar do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, que contou a história da IAM pelo mundo, nos seus 175 anos, em um belo musical com o tema: “IAM, 175 ANOS DE EXPRESSÃO DE UNIVERSALIDADE MISSIONÁRIA.”

No segundo dia de missão os grupos se dividiram, e alguns dos missionários foram experienciar a missão na zona rural da cidade, os demais fizeram missão no Centro, sendo ambas as experiências muito boas segundo os próprios missionários. Após o retorno de todos, houve a avaliação, o almoço, a despedida, e a revelação da próxima cidade que sediará a 5° MIDIAM, sendo esta a cidade Jardim de Piranhas, pertinho de Caicó.

q6Disse a Ir. Conceição: “Superou as expectativas daquilo que a gente esperou que fosse, até mesmo no número de inscritos, achei muito importante a participação das paróquias, a integração, a amizade, e os espírito missionário dos participantes que não se abateram diante do sol quente, além disso o desejo de fazer o bem às pessoas que foram visitadas.”

Por fim, redemos graças a Deus pela sua imensa bondade e misericórdia a qual nos acompanhou a cada instante. Que Ele nos dê sempre a coragem e a ousadia de ser no mundo testemunho vivo do nosso ser cristão e assim fortalecidos na fé e com sua graça possamos fazer a cada momento de nossas vidas um ato de entrega a serviço do Reino por uma igreja em saída. E que a experiência vivida pelas nossas crianças e adolescentes desperte cada vez mais o espírito missionário em seus corações. E assim faça valer em suas vidas o chamado de Cristo: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16,15)

q8

Outras notícias