Livro reúne legado do 4º Congresso Missionário Nacional

Livro reúne legado do 4º Congresso Missionário Nacional

Obra publicada pelas Edições CNBB, nasceu da temática central do Congresso “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, inspirado no convite do papa Francisco para uma nova etapa evangelizadora marcada pela alegria (EG,1)

“Missão Permanente: Reflexões e Propostas”. Este é o título da obra que reúne o legado do 4º Congresso Missionário Nacional, realizado em Recife nos dias 7 a 10 de setembro de 2017. O livro que acaba de ser publicado pelas Edições CNBB, nasceu da temática central do Congresso “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, inspirado no convite do papa Francisco para uma nova etapa evangelizadora marcada pela alegria (EG,1), e nos processos de preparação ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), a ser realizado na Bolívia em julho de 2018.

4cmnPedidos: o livro pode ser adquirido nas POM ao custo de R$ 10,00 (frete incluso).
Email: material@pom.org.br  – Tel.: (61) 3340-4494

A publicação pode ser encontrada também no site da Edições CNBB: www.edicoescnbb.com.br

A publicação está organizada em quatro partes, com a primeira formada pelos discursos proferidos na abertura do Congresso, a segunda pelas conferências: Igreja em saída; Testemunho e Profetismo; Sinodalidade; Comunhão e Alegria do Evangelho. A terceira parte contém as sínteses das reflexões e propostas das 23 oficinas, bem como alguns depoimentos dos congressistas e síntese final dos assessores. A quarta parte traz a mensagem final às comunidades eclesiais. Todos os conteúdos são desafios para a missão ad gentes, “até os confins do mundo” e sem fronteiras.

“O objetivo da publicação ‘Missão Permanente: Reflexões e Propostas’ é oferecer às Igrejas do Brasil o legado do 4º Congresso Missionário Nacional. A palavra sinodalidade (caminhar juntos) expressa bem os processos de construção e legado missionário, deste Congresso”, explica padre Maurício da Silva Jardim, diretor das POM e coordenador do projeto.

“A missão é tarefa eclesial, não está restrita a uma pastoral, movimento ou grupo de especialistas. Ela é natureza, identidade e essência de toda Igreja. Com este espírito eclesial as POM, em comunhão com a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB oferecem à Igreja no Brasil, o legado do 4º Congresso Missionário Nacional. Esperamos que haja aprofundamento e continuidade nas temáticas e que essa publicação anime todos os sujeitos da missão e os conselhos missionários para uma Igreja em saída, testemunha da alegria do Evangelho”, complementa o padre Maurício.

A história dos congressos missionários
O 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em julho de 2003, na cidade de Belo Horizonte (MG), o 2º Congresso foi realizado em maio de 2008 na cidade de Aparecida (SP), o 3º Congresso foi em 2012, na cidade de Palmas (TO) e em setembro de 2017 ocorreu o 4º Congresso Missionário Nacional na cidade de Recife (PE).

GOPR4932

 

Deixe uma resposta comment1 Comentário
  1. janeiro 05, 21:33 Anna Beatriz Malaquias

    Parabéns às POM e à edições CNBB pela iniciativa! Assim, cada vez mais o espírito missionário chega a mais pessoas.

    reply Reply this comment
mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu